Associação RHLT

Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras
Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras

Quem somos

A Rota Histórica das Linhas de Torres é uma Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, sem fins lucrativos, constituída pelos municípios fundadores de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e que pode acolher, na qualidade de associados, outras entidades públicas e privadas, pessoas singulares ou coletivas, que possuam interesse na valorização patrimonial e promoção turística das Linhas de Torres Vedras. A RHLT mantém também relações de cooperação e colaboração com outras associações nacionais e estrangeiras que tenham objetivos semelhantes.

Dispõe de uma equipa técnica multidisciplinar que atua nas áreas da arqueologia, comunicação, conservação e salvaguarda, museologia, parcerias nacionais e internacionais, programas e projetos culturais, turismo, entre outras; contando, sempre que necessário, com apports de outros colaboradores e do conselho consultivo da RHLT.

A nossa missão

Conservação e valorização do património das Linhas de Torres e da sua promoção enquanto produto turístico e cultural.

A Rota Histórica das Linhas de Torres pretende contribuir para o desenvolvimento sustentado do território assente nos seguintes objetivos:

  • Proteger e valorizar o património cultural, ambiental, histórico e urbanístico associado às Linhas de Torres. 
  • Estimular o intercâmbio de experiências, ao nível da investigação, conservação e restauro do património.
  • Contribuir para uma política de produção e promoção turística sustentável.
  • Cooperar com parceiros público-privados para criar um maior nível de atração do destino Rota Histórica das Linhas de Torres.
  • Criar uma estratégica de comunicação da RLHT e afirmar a sua Marca no mercado do património de referência.
  • Colaborar com os agentes culturais, económicos e turísticos, procurando criar riqueza e mais-valias para o desenvolvimento da região, prestando o seu apoio ao desenvolvimento de ofertas adequadas às necessidades do turista e desenvolvendo políticas de promoção e influência.
  • Promover a consciencialização da importância histórica e patrimonial deste Monumento.
Homenagem à memória e resistência do povo português

Dia Nacional das Linhas de Torres

Criado a 17 de outubro de 2014 pela Assembleia da República que deliberou, por unanimidade, instituir o dia 20 de outubro o Dia Nacional das Linhas de Torres, numa justa homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar. Ao espírito de sacrifício de todos aqueles que lutaram contra o invasor fosse integrando o exército aliado, construindo as fortificações ou abandonando as suas casas e destruindo os seus bens, privando o exército francês de se alimentar no terreno mas, também, pondo em causa a subsistência dos compatriotas e o futuro do país.

Prémio de Projeto Europeu de Conservação

Europa Nostra

O Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra distinguiu a Rota Histórica das Linhas de Torres na categoria de Conservação e foi entregue a 05 de maio de 2014, na Áustria.

Para a atribuição do prémio, o júri considerou a importância de preservar esta estrutura militar pelo papel que desempenhou na história portuguesa e europeia; as numerosas vantagens intermunicipais para as diferentes autoridades envolvidas no território da RHLT; a possibilidade que o percurso definido oferece para encorajar um novo público a descobrir a região, bem como o projeto de arquitetura contemporânea para os centros de interpretação, pela relação que estabelecem entre o passado e o presente.

Os 27 projetos premiados foram selecionados entre 169 candidaturas, provenientes de 31 países.

Esta distinção atribuída pela União Europeia e pela Rede Europa Nostra significa para a RHLT o reconhecimento internacional de todo o trabalho de preservação, defesa e valorização realizado neste património cultural da Europa, mas também da identidade histórica nacional e europeia.

Prémio de Melhor Projeto Público de Requalificação

Turismo de Portugal

Em 2012, o Turismo de Portugal atribuiu à Rota Histórica das Linhas de Torres o Prémio de Melhor Projeto Público de Requalificação.

A distinção reconhece o contributo do projeto para a qualificação do turismo nacional e para a notoriedade de Portugal como destino turístico de excelência. O Presidente do Turismo de Portugal sublinhou que “O projeto (…) contribui para a valorização da oferta da região e para a requalificação do património monumental com a recuperação de fortificações militares assim como de diversos circuitos que possibilitam ao turista conhecer melhor a região. O projeto destacou-se igualmente pela qualidade do acolhimento uma vez que o acompanhamento é feito por técnicos especialistas (…). Merece igualmente destaque o desenvolvimento de parcerias com os diferentes agentes económicos, locais e regionais, nomeadamente ao nível da restauração e hotelaria e ainda as parcerias com as Câmaras Municipais envolvidas. Este projeto constitui-se como um fator importante para o desenvolvimento económico de cada Município e da região (…).”. Federico Costa

Um projeto e uma causa dos Municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

PARCEIROS E ASSOCIADOS

Logo RHLT

+351 261 942 296

Praça Dr. Eugénio Dias, n.º 12
2590-016 Sobral de Monte Agraço

info@rhlt.pt

Terça-feira a Domingo das 10h00-13h00 e 14h00-18h00
Encerra à segunda-feira e feriados