Boa Cama, Boa Mesa dá destaque às Invasões Francesas

O programa Boa Cama estreou novo episódio no passado dia 20 de maio. Desta vez, o roteiro foi dedicado a Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, onde o mar e a história da 3.ª Invasão Francesa se cruzam.

Coube ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres e ao Forte do Alqueidão, em Sobral de Monte Agraço, dar a conhecer a história e as estratégias militares usadas por ambos os exércitos no campo de batalha, bem como as famosas Linhas de Torres – o maior e mais eficaz sistema defensivo de campanha na Europa, que teve sucesso ao proteger Lisboa das ambições expansionistas de Napoleão Bonaparte.

Indissociável da história, tradições e património, o Boa Cama, Boa Mesa deu destaque à AdegaMãe, em Torres Vedras – um projeto familiar que dispõe de diversas opções de enoturismo, como as provas no wine bar, um brunch vínico e o restaurante Sal na Adega.

Já na costa Oeste, junto à praia de Santa Cruz encontra-se um refúgio com atmosfera única: o hotel Areias do Seixo, premiado com uma Chave de Ouro no Guia Boa Cama Boa Mesa 2023.

Pode ver o episódio aqui.

O programa Boa Cama Boa Mesa da SIC Notícias conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional e com o apoio do Turismo Centro de Portugal.

No dia 19, acompanhou o jornal Expresso, o Guia Itinerários Napoleónicos – Centro de Portugal, que percorre os locais das batalhas e episódios que marcaram a história de Portugal durante a 3.ª Invasão Francesas, desde Almeida, passando pelo Buçaco, até às Linhas de Torres, onde se destacou os trilhos da Roliça (Bombarral), o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (Lourinhã), Torres Vedras, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço e o Forte do Alqueidão.

Nas palavras de Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, os Itinerários Napoleónicos “são locais que hoje têm um inegável interesse, não só histórico como turístico, […] constituem uma opção privilegiada para os visitantes que apreciam a História, a cultura e o património.”

11