O Município de Loures recebeu ao final da tarde de ontem, dia 20 de outubro, a cerimónia oficial da Comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres, cerimónia que se celebrou pelo 8.º ano consecutivo.
O primeiro momento decorreu no Auditório Tomás Noivo, em Bucelas, com uma sessão de boas-vindas pelo Presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos.
De seguida deu-se início à 2.ª edição dos prémios Wellington Honour.
Os troféus foram entregues às seguintes entidades:
O discurso de encerramento do primeiro momento ficou a cargo do Presidente da Direção da Associação Rota Histórica das Linhas de Torres, José Alberto Quintino.
A cerimónia seguiu para as Caves Velhas onde decorreu o concerto do grupo Ensemble Vocal Introitus e o beberete “Bucelas de Honra”, nesta que é a Capital do Arinto e que outrora aguçou o paladar dos invasores no século XIX.
O Ensemble Vocal Introitus integra elementos solistas provenientes de vários agrupamentos vocais, destacando-se o Coro Gulbenkian e o Coro Gregoriano de Lisboa.
Os membros fundadores deste agrupamento conheceram-se no início da sua formação musical, trabalhando juntos desde então e obtendo, por isso, uma elevada fusão tímbrica.
O excelente programa percorreu vários “Cantos de Batalha”: Proteção Divina, A Despedida e as Batalhas: Terceira Cruzada (séc. XII), Batalha de Azincourt | Guerra dos Cem Anos (séc. XIV-XV), Batalha de Alcácer-Quibir (séc. XVI), Guerra da Sucessão de Espanha (séc. XVIII) e as Invasões Francesas (séc. XIX).
O discurso de encerramento da Cerimónia ficou a cargo da Vice-Presidente do Município de Loures e Presidente da Assembleia Geral da Rota Histórica das Linhas de Torres, Sónia Paixão.
Desde o dia 15 e até dia 29 de outubro, a Rota Histórica das Linhas de Torres oferece, ao público em geral e às famílias, um programa de eventos e atividades diversificado que decorre nos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira) e conciliam a cultura, a história e a cidadania com a recriação histórica, o lazer, a mostra gastronómica “À mesa dos Generais”, os vinhos, o desporto, entre outros.
Consulte o Programa Comemorativo aqui