A Rota Histórica das Linhas de Torres participou na 33.ª Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu na FIL, entre 01 e 05 de março, integrada no espaço do Turismo do Centro de Portugal.
Ao longo de cinco dias, divulgamos o património das Linhas de Torres e a oferta turística e cultural deste território, junto de profissionais do setor e do público em geral, participando também ativamente no programa de conferências e animação da feira.
No dia 03, a vice-presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, Ana Umbelino, apresentou o produto turístico-cultural das Linhas de Torres enquanto parte integrante do Itinerário Cultural Destination Napoleon, no espaço da BTL Cultural, no âmbito do Encontro Técnico dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, promovido pela Direção-Geral de Património Cultural.
Nesses mesmo dia, Ana Raquel Machado, técnica da equipa da Rota Histórica das Linhas de Torres, deu a conhecer as mais recentes ferramentas e recursos de apoio para quem quer visitar e disfrutar do território, nomeadamente, a revista INVADE, a nova APP contendo sugestões de o que ver, o que fazer, onde dormir e onde comer; os seus mais recentes mapas ilustrativos – uma coleção de seis mapas infográficos contendo os elementos patrimoniais visitáveis e uma contextualização histórico-social do período das Invasões Francesas; o jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte: o princípio do fim”; e guia turístico “No coração das Linhas de Torres”.
No dia 04, no espaço Kids Route do Turismo do Centro de Portugal, a técnica da RHLT, Marta Miranda, dinamizou o jogo com as várias famílias que aderiram ao desafio. As famílias vencedoras levaram consigo este divertido jogo, como prémio pelo seu desempenho na defesa do território de Portugal e dos valores de cidadania e cultura.
Neste sábado, contamos ainda com a visita dos grupos de recriação histórica Guerrilha de Montagraço e Companhia de Artilharia de Sobral que deram colorido e presença ao espaço da FIL.
A restante equipa esteve presente no balcão da Rota Histórica das Linhas de Torres para divulgar este tesouro “às portas” de Lisboa, procurando também abrir caminho para novas parcerias entre agentes económicos e futuras colaborações com profissionais do setor.
Nas palavras do senhor presidente da RHLT, José Alberto Quintino, o Turismo do Centro de Portugal esteve à altura do desafio de Destino Nacional convidado de 2023, como seria de esperar, e para a Rota Histórica das Linhas de Torres foi uma honra, e voto de reconhecimento pelo trabalho realizado, poder partilhar desse espaço, assim como contribuir para a sua atratividade, contribuindo para o programa de animação e de apresentações de projetos representativos dos principais produtos turísticos da região.
De acordo com as palavras de Laura Palma, gestora da BTL, o evento afirma-se como um Marketplace, uma mostra para a promoção do destino nacional, divulgado as tendências de mercado em matéria de inovação, quer a nível da oferta quer a nível da procura do produto turístico (…) uma passagem obrigatória para os profissionais do setor turístico e uma inspiração para aqueles (…) que adoram viajar.
Num total de 45 mil metros quadrados, ao longo de 4 pavilhões, houve grande representatividade nos destinos que ali estiveram presentes e nos produtos que tinham para oferecer.
Este ano a Bolsa de Turismo de Lisboa foi uma das mais concorridas edições de sempre!