Dr. Cesar Bargo, Cel. Elcio Secomandi e Gen. Rui Moura
CONVIDAM para a
4ª Temporada das Tertúlias Portugal-Brasil
(Episódio 83)
SÁBADO, dia 1 de junho de 2024,
22h00 – 23h40 (Lisboa) / 18h00 – 19h40 (Brasília)
TEMA:
Rota Histórica das Linhas de Torres: Turismo, Património e Inovação
Convidadas:
Marta Fortuna, Sandra Oliveira e Marta Miranda
Plataforma Zoom
Canal das Tertúlias
Canal de Podcasts
CONTAMOS COM SUA HISTÓRICA PRESENÇA
SOBRE O TEMA
A comunicação pretende apresentar o trabalho da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) na preservação, promoção e divulgação do património das Linhas de Torres Vedras, construídas para defender Lisboa da terceira invasão tropas napoleónicas (1810).
O que aconteceu em Portugal protagonizou um importante papel num período histórico que mobilizou todas as nações europeias e a que não foi alheio o destino da Europa e do Brasil.
Destacando o papel histórico de Portugal nesse período crucial, a apresentação abordará a relevância das Linhas de Torres como símbolo cultural e recurso educacional a partir dos quais, a RHLT vem desenvolvendo um produto turístico assente na conciliação e potencialização dos recursos endógenos e na articulação com agentes económicos e participação em redes de cooperação, tanto nacionais quanto estrangeiros. Além disso, a RHLT integra o Itinerário Cultural Europeu Destination Napoleon, fortalecendo a sua presença internacional e o intercâmbio cultural.
Será ainda referido o exemplo do jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte, o princípio do fim” que foi produzido ao abrigo do projeto Itinerários Napoleónicos Portugal, apoiado pelo Valorizar Interior do Turismo de Portugal e pretende ser uma ferramenta de divulgação do património e das vivências da época das Invasões Francesas a Portugal, que cruza a história com a matemática, a cidadania, o português, as artes e o desenvolvimento global. A sua versatilidade permite que seja explorado quer em contexto escolar (desde o 1.º Ciclo às universidades Sénior), quer em contexto familiar.
SOBRE AS CONVIDADAS
Marta Fortuna
Técnica Superior na Divisão de Cultura, Património Cultural e Turismo na Câmara Municipal de Torres Vedras e membro da equipa técnica da Rota Histórica das Linhas de Torres.
Licenciada em Gestão Turística e Hoteleira, iniciou o seu percurso profissional no Município de Sobral de Monte Agraço em 2001 onde teve o primeiro contacto com o património das Linhas de Torres. Já no Município de Torres Vedras desempenhou funções de coordenação na Área do Turismo e de gestão e programação de diversos equipamentos culturais. Tem participado na criação e desenvolvimento de eventos e atividades de âmbito turístico-cultural. Tem sido autora de conteúdos e artigos de promoção turística e tem participado como oradora convidada em várias conferências e seminários sobre rotas turísticas.
Sandra Oliveira
Licenciada em antropologia, com várias formações nas áreas do turismo, linguagem acessível, cultura organizacional e coesão de equipas, serviços educativos e storytelling, trabalha na Divisão de Educação, Cultura e Ação Social do município de Sobral de Monte Agraço. É responsável pelo Centro de Interpretação das Linhas de Torres e pelo Circuito de Visita do Forte do Alqueidão. Integra a equipa técnica da Rota Histórica das Linhas de Torres, desde a sua fundação, e participou em vários projetos para a salvaguarda, conservação e divulgação do património das Linhas de Torres, assim como em projetos de criação de itinerários napoleónicos em Portugal e Espanha. A par disso tem, também, participado em seminários, é autora de vários conteúdos expositivos e publicações na área do património, nomeadamente do património imaterial, da memória e identidade social.
Marta Miranda
Arqueóloga.Dirigente da Unidade de Arqueologia da Câmara Municipal de Mafra e membro da equipa técnica da Associação Rota Histórica das Linhas de Torres. Investigadora nas áreas de Antropologia Funerária, Arqueozoologia e Arqueopedagogia. Autora de diversos títulos científicos nacionais e internacionais (livros, capítulos de livros e revistas especializadas) e diretora de várias escavações arqueológicas. Responsável dos Serviços Educativos de Arqueologia e História: com trabalhos nas áreas da formação, acessibilidade, ateliers familiares e atividades escolares.