Concurso Micro – Metragens INVADE – 6ª edição

Liberte o cineasta que há em si

O nosso concurso de micrometragens está de volta.

Longe vão os anos de glória do Super 8, cujas belas cores imperfeitas e projetores de ronronar ritmado aquecem os corações dos nostálgicos dos anos sessenta e setenta. Para trás ficaram também os tempos do Video 8, que vinte anos mais tarde libertaria a criatividade exuberante de gerações de cineastas amadores e independentes.

De forma sistemática, quase obsessiva, uns e outros registaram em filme e em pequenas cassetes milhões de experiências cinematográficas, memórias pessoais e férias irrepetíveis – não forçosamente por esta ordem.

Mas se tanto o Super 8, registando a imagem em filme, quanto o Video 8, que utilizava fita magnética, foram revolucionários na forma como democratizaram o audiovisual, foi com o smartphone e a era digital que as imagens em movimento verdadeiramente invadiram a rua.

Quer o saiba, quer não, o pequeno dispositivo que traz no bolso das calças ou do casaco é provavelmente capaz de capturar – e editar! – sequências de vídeo com gloriosa definição e cores que deixariam enciumadas as gerações precedentes de cineastas amadores. O termo “cinemático” viria mesmo a adaptar-se à condição de adjetivo de uso corrente, identificando pequenos filmes digitais sujeitos a um tratamento de imagem e som que remete para o imaginário do Grande Ecrã.

Não se trata apenas de registar fotogramas, montar sequências e dar-lhes uma identidade gráfica e sonora. Também a facilidade de partilha faz com que a distribuição, que representava a última e mais difícil barreira à difusão de produções independentes, seja hoje um problema do passado.

E no entanto, os criativos de todas as áreas sabem que nem sempre a abundância de oportunidades impele à ação e que a de meios técnicos frequentemente cria ruído prejudicial ao processo artístico. Por vezes, a existência de limites e a definição de um objetivo estabelecem balizas que impedem a dispersão e favorecem o foco no essencial.

Fazer um filme.

A edição 2024/2025 do concurso de micrometragens INVADE!, iniciativa da Rota Histórica das Linhas de Torres, fornece balizas na forma de um mote – “invasões” (no sentido lato do termo, podendo tratar-se de invasões urbanas, rurais, sociais, ambientais, culturais, espaciais, reais ou imaginárias), de uma limitação temporal – o filme deverá ter entre 3 e 5 minutos, e de uma sugestão – a do uso preferencial de smartphones. Por “preferencial” entende-se, não que estejam excluídos outros meios de registo, como câmaras fotográficas com capacidades de vídeo, mas apenas que esse não será um fator de avaliação.

Pretende-se, sobretudo, premiar a originalidade, a criatividade e a qualidade da linguagem cinematográfica, garantindo que todos, sem exceção, dispõem dos meios necessários para participar em condições mínimas de igualdade.

É hora de acordar o Buñuel ou a Coppola que há em si.

Acesso à ficha de inscrição clique aqui.

Consultar as normas de participação no concurso clique aqui.

 

11