No passado dia 11 de maio, a Vida Portuguesa, no largo do Intendente, foi o placo para o lançamento do livro Jean, John e João.
O presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), José Alberto Quintino, abriu a apresentação com um breve apontamento do período histórico em que se desenrola a ação do livro: a terceira invasão francesa e as Linhas de Torres. O senhor presidente sublinhou que a edição de um livro infantojuvenil sobre este tema era já, há algum tempo, uma ambição da RHLT. Trata-se de um livro dedicado ao público mais jovem, que pode ser um apoio aos conteúdos letivos sobre as Invasões Francesas, lecionados no 4.º, 6.º e 8ºs anos, mas também um livro que promete seduzir não só os mais jovens, transportando os leitores para a época das invasões francesas e das heroicas Linhas de Torres através de uma história atraente e envolvente, temperada com pitadas de coragem, estratégia, determinação e aventura e acompanhada por ilustrações cativantes. Por fim, o senhor presidente agradeceu ao Turismo de Portugal por ter acreditado num projeto que envolve a comunidade escolar com o turismo, contribuindo para a formação de novos políticos e de amantes da história de Portugal, à dedicação e empenho do autor e do ilustrador, bem como à Rede de Bibliotecas Escolares que, desde a primeira hora, manifestou toda a disponibilidade e cooperação para trabalharem este livro nas escolas.
Coube ao editor André Letria, também o ilustrador da obra, realçar a colaboração valiosa de todos os envolvidos, desde a equipa técnica da RHLT, representada pelas técnicas Marta Miranda e Sandra Oliveira, até à Associação Napoleónica Portuguesa, através de José Faria e Silva, cujo contributo garantiu o rigor histórico da obra. Sem esquecer o Turismo de Portugal e o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares que se envolveu na divulgação do livro nas escolas.
Luísa Dinis, em representação da Rede de Bibliotecas Escolares frisou enfatizou a relevância deste projeto na promoção da leitura e no apoio ao trabalho dos professores em sala de aula.
Ricardo Henriques, o autor do texto, fechou a apresentação com mais um dos seus rasgos criativos, através de um email acabadinho de receber de um convidado muito especial, mas que por vicissitudes várias não pôde estar presente – Napoleão Bonaparte!
Após a apresentação, os presentes tiveram a oportunidade de participar numa sessão de autógrafos e de conhecer de perto um dos uniformes da época – o da Companhia de Artilharia de Sobral – e um mosquete, gentilmente cedidos pela Associação 13 de Setembro de 1913.
A terminar, os convidados foram brindados com uma prova de doces e vinhos da região das Linhas de Torres, uma verdadeira celebração da cultura e gastronomia local.
O lançamento do livro Jean, John e João foi mais do que um evento literário – foi uma viagem no tempo, uma homenagem à história de Portugal e uma celebração das Linhas de Torres. Agora, esta emocionante obra está disponível em várias livrarias, e na própria editora, para todos os que desejam embarcar nesta aventura.