No passado dia 15 de dezembro, o Palace Hotel do Bussaco recebeu a sessão de encerramento do projeto Itinerários Napoleónicos Portugal, executado ao abrigo do programa Valorizar Interior do Turismo de Portugal.
Os Centros de Interpretação das Linhas de Torres e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro são alguns dos espaços que terão, brevemente, disponíveis para os visitantes uma realidade virtual ilustrativa e diferenciadora para cada território, que contará com a ilustração de vários acontecimentos que decorreram na primeira e segunda invasão francesas a Portugal.
A iniciativa contou com as intervenções do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, Raúl Almeida, do presidente a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão, e do presidente do município da Mealhada, António Jorge Franco, em virtude de ser o município anfitrião do evento.
Seguiu-se o secretário executivo da CIM-RC que falou acerca do investimento feito no âmbito deste projeto, que contribuiu para criar uma rede nacional de parceiros em torno de um produto turístico e cultural que promove o território, ancorado na história de Portugal enquanto testemunho de uma das maiores ofensivas que o país sofreu e cujo vídeo promocional reflete uma oferta que se pretende consolidar.
Posteriormente coube à Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) fazer um balanço muito positivo da utilização nacional do jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte: o princípio do fim” durante o presente ano e da agenda comum de eventos, que teve a capacidade de reforçar a coesão entre municípios que têm património relacionado com as invasões francesas e a cooperação com as entidades regionais de turismo do Porto e Norte, Centro e Alentejo. Findo este projeto, a RHLT anunciou que no próximo ano assegurará a continuidade da agenda nacional , que se manterá semestral e bilingue.
Depois das intervenções da RHLT, foi a vez de Hélder Rocha, da empresa Unloop, apresentar as soluções tecnológicas de realidade aumentada e realidade virtual.
O senhor Secretário de Estado, Nuno Fazenda, encerrou a sessão sublinhado que este “é um projeto de grande compromisso que junta a história e o património com o conhecimento, pois envolve investigação, para além da promoção turística que trouxe e traz”.
O projeto foi gerido financeiramente pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e concretizado por um consórcio composto pelos municípios de Almeida, Elvas, Mealhada, Mortágua, Penacova e pela Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, que integra os municípios de Arruda dos Vinhos, Bombarral, Loures, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.