2500 anos atrás, Fidípides combatia os persas no campo de Maratona quando se apercebeu de que um navio dos invasores seguia na direção de Atenas. O soldado temeu que a intenção do inimigo fosse a de enganar os gregos na cidade e, transformando a certa derrota persa em Maratona numa narrativa de vitória, levá-los a entregar-se sem luta.
Fidípides lançou fora as suas armas, a sua roupa até, e correu os cerca de 40 quilómetros que separam o campo de Maratona de Atenas, conseguindo chegar à acrópole antes do navio persa. Aos seus ansiosos conterrâneos, disse apenas “Ganhámos!” – e caiu morto de exaustão. E se a história de Fidípides foi mudando ao longo da Antiguidade, de Heródoto a Luciano, manteve-se sempre o espírito inicial da sua corrida como um sacrifício em prol da comunidade.
200 anos atrás, mais de 80 quilómetros de fortificações e redutos foram projetados e construídos para deter outra invasão de uma grande potência. Para recordar e celebrar todos os que contribuíram para as Linhas de Defesa de Lisboa, popularmente conhecidas como Linhas de Torres – dos militares que as pensaram, dos engenheiros que as projetaram e dos populares que as edificaram –, que melhor do que uma maratona?
O Linhas de Torres Running Challenge é um conjunto de provas de corrida, maioritariamente de trail e com alguns percursos em estrada, que decorrem nos locais onde há dois séculos se levantaram as Linhas de Torres e hoje inseridos nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Se se sente um Fidípides, a maratona de 42 quilómetros espera por si, mas outras três modalidades – 10K Trail, 6K Caminhada e, para os mais novos, 2K Kids Race – garantem um brilharete e muita diversão a todos os que queiram participar. A Associação dos Deficientes das Forças Armadas é a instituição beneficiária do evento.
Para mais informações, clique aqui.