No dia 23 de março, teve lugar o Trail Linhas de Torres, um evento desportivo que celebra a coragem e o legado dos que construíram e defenderam as Linhas de Torres – o maior sistema militar de campanha da Europa – e protegeram o país da ambição expansionista de Napoleão Bonaparte.
Partindo do Palácio Nacional de Mafra e culminando na Expo Torres, em Torres Vedras, o trail atraiu a participação de 250 atletas determinados a enfrentar o desafio dos trilhos e encostas destas linhas.
Os destaques do pódio foram dominados pelos atletas romenos, Mitrica Leonard e Damian Bogdan, que conquistaram o primeiro e segundo lugares, respetivamente. Enquanto o terceiro lugar foi conquistado pelo francês Detienne Theoha. O atleta português Mário Fonseca, representante do Exército, garantiu a sétima posição geral. Entre as mulheres, Marisa Vieira, da GNR, destacou-se ao conquistar o 17º lugar.
Além de ser uma prova desafiante, o Trail Linhas de Torres também foi palco do Campeonato Nacional Militar de Trail e do CISM World Military Trail Championship, reunindo atletas de diversos países, incluindo Espanha, França, Chipre, Reino Unido e Romênia, além de Portugal. Esta competição internacional é uma oportunidade única para as seleções militares demonstrarem sua preparação e resistência.
A importância do evento ultrapassou os limites desportivos, com a participação do Desporto Escolar no Trail Escolar de 2k, realizado no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, no mesmo dia em que se comemorava o Dia da Defesa Nacional.
A solidariedade também esteve em destaque, com a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) a beneficiar das participações neste evento. Fundada em 1974, a ADFA dedica-se a assegurar os direitos dos deficientes militares, promovendo a sua inclusão e bem-estar.
A Rota Histórica das Linhas de Torres, reconhecendo a importância do evento no contexto desportivo, cultural e turístico da região e o seu caracter solidário, associou-se ao Trail Linhas de Torres como coorganizadora.