No passado dia 9 de novembro, foi apresentada, no Museu Militar de Lisboa, a competição Trail Linhas de Torres que se vai realizar a 23 de março de 2024.
O evento contou com a presença de várias entidades, da comissão organizadora, bem como dois dos vencedores da última competição.
O diretor de História e Cultura Militar, Major General António Cavaleiro, deu início à sessão com uma breve apresentação histórica do Museu Militar de Lisboa, que reflete a presença dos portugueses a nível nacional e internacional no desenvolvimento mundial.
Seguiu-se o engenheiro Teixeira Duarte, fundador deste projeto que envolve a história, o turismo militar e o desporto, que partilhou os desafios na montagem de todo o percurso da prova, que resultou num êxito, permitindo juntar, na área metropolitana de Lisboa e região Oeste, os melhores atletas/militares da Europa, bem como abrir a prova à sociedade civil.
Esteve, também, presente a vice-presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, Ana Umbelino, que sublinhou a importância do conhecimento histórico do período das Invasões Francesas, nomeadamente do papel fundamental desempenhado pelas Linhas de Torres, pelas novas gerações e envolvendo a comunidade escolar. O facto de existir uma competição, num percurso temático que envolve militares nacionais e internacionais afirma a importância que as ações militares contra a ambição hegemónica de Napoleão Bonaparte tiveram em Portugal e na Europa.
Na edição deste ano, subiu ao pódio a Guarda da GNR, Vera Bernardo, uma apaixonada por este tipo de desporto que envolve muitos sacrifícios pessoais, uma excelente preparação física e uma grande capacidade de ultrapassar todos os desafios que vão surgindo ao longo da prova, e o Tenente do Exército, Filipe Miguel Silva, vencedor da última edição – uma prova difícil e muito exigente, que implica grande concentração em todos os momentos.
O ”Trail Linhas de Torres” tem uma componente solidária, sendo beneficiária a Associação dos Deficientes das Forças Armadas – ADFA. Patuleia Mendes da Direção da ADFA agradeceu o apoio que tem sido dado ao longo destes anos.
Por fim, o Diretor Geral dos Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, salientou a importância, para Portugal e para as Forças Armadas Nacionais, de receber esta competição e os seus participantes que, desta forma, mantêm vivo um feito histórico de tanta relevância. Chamou, ainda a atenção, que nesta edição está a ser desenvolvido um trabalho com as escolas, no âmbito do Desporto Escola, e que conta com as associações locais.
O Trail Linhas de Torres regressa em 2024, com início junto ao Palácio Nacional de Mafra, com uma Caminhada Solidária, e termina em grande festa em Torres Vedras com exposições, música e uma pequena competição pela cidade – 2k Trail Escolar.
Em suma, o “TRAIL LINHAS DE TORRES” é um conjunto de várias provas de corrida maioritariamente de trail, com alguns percursos em estrada, para homenagear todos aqueles que construíram e defenderam o sistema defensivo, património turístico-militar de Portugal, conhecido como Linhas de Torres, inserido nos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. A prova procura divulgar a região, os locais, as edificações militares e os percursos que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres, com uma dupla valência, o Desporto e o Turismo.
Este evento resulta do memorando de entendimento entre a Comissão de Educação Física e Desporto Militar (CEFDM) da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), a Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA), a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) e a Xistarca e realiza-se no dia 23 de Março de 2024.
Saiba mais aqui www.linhastorrrestrail.pt