Documentário Linhas de Torres

Decorreu, no passado domingo, no Forte do Alqueidão, em Sobral de Monte Agraço, o primeiro dia de filmagens sobre as Linhas de Torres, com Mike Loades para o canal History Hit.
 
As gravações contaram com a participação dos grupos de recriação histórica Guerrilha de Montagraço e Companhia de Artilharia de Sobral e com o grupo de voluntários civis de Mafra e teve o apoio do Centro de Interpretação das Linhas Torres e do município de Sobral de Monte Agraço.
 
No dia 16 de maio, seguiram-se as filmagens no Forte de S. Vicente (Torres Vedras), com enfoque nesta obra militar, sua arquitetura e missão e na Serra do Socorro (Mafra), onde foi sublinhada a comunicação ótica, adaptada da Marinha Britânica, ao território das Linhas de Torres, no local onde recebeu a Estação Central de Comunicações das Linhas.
 
A 17 de maio, as gravações foram concluídas com a Quinta dos Freixos, onde o comandante do Exército Anglo-Luso, Wellington, fixou o seu quartel-general, durante o tempo em que o exército napoleónico assediou as Linhas de Torres, e com a Praça Dr. Eugénio Dias, local de um dos mais expressivos combates da terceira Invasão francesa de Portugal e através do qual, o inimigo ocupou a vila de Sobral.
 
O documentário será exibido em junho.