FAM Trip – Linhas de Torres

No passado 28 de março a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa realizaram uma FAM Trip com o objetivo de familiarizar os operadores e animadores turísticos com o património das Linhas de Torres e com as experiências que se podem viver neste território.

A iniciativa teve início com a visita ao um invulgar Forte do Zambujal, que integra o conjunto das Linhas de Torres, classificado recentemente como Monumento Nacional. No local, o primeiro desafio foi perceber a estratégia e a criatividade militar que presidiu à construção do mais eficaz sistema de defesa da Europa. Situado próximo da Ericeira, a relação destas Linhas com o Atlântico foi complementada pela que manteve também com o rio Tejo.

Desta forma, os participantes navegaram depois pelo Tejo, a bordo do barco varino Liberdade, onde foi dado a conhecer a função fundamental do rio na defesa de Lisboa, mas também no abastecimento às Linhas. O rio que foi uma barreira, também foi uma verdadeira “estrada” de comunicação e transporte.

Mas porque as Linhas não são só obras militares, a gastronomia de época marcou presença durante o almoço.

Da parte da tarde, o presidente da Assembleia Geral da Rota Histórica das Linhas de Torres, Paulo Piteira, recebeu os participantes no Museu do Vinho de Bucelas, para o meeting que ali decorreu durante a tarde.

Coube à vice-presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, Ana Umbelino, partilhar as potencialidades da RHLT do ponto de vista turístico, sob o lema Mude o seu destino, onde Mudamos o de Napoleão!

De seguida, Pedro Santa Bárbara, da empresa Rotas do Oeste, falou da sua própria experiência enquanto “explorador” deste património e das diversificadas experiências que a região permite combinar entre cultura, sensações e emoções.

A encerrar o encontro, o engenheiro Jorge Humberto, em representação da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, apresentou as potencialidades do Programa de Apoio à Comercialização e Vendas – um incentivo à comercialização e vendas dos produtos e serviços das empresas.