fbpx

Forte do Alqueidão terá mais para dar!

No âmbito do projeto COMUNIDADE E TURISMO SUSTENTÁVEL apoiado pelo Turismo de Portugal, ao abrigo da Linha de Apoio à Sustentabilidade do Programa VALORIZAR, tiveram início as obras de acessibilidade no Forte do Alqueidão.

Algumas destas obras, que pretendem requalificar o espaço que funciona ao público desde junho de 2010, foram suportadas integralmente pelo município de Sobral de Monte Agraço, foi o caso da intervenção para a valorização do Observatório de Paisagem do Alqueidão, dotado de novas guardas, novo piso e degraus, com vista a melhorar a acessibilidade e o conforto do visitante.

Seguem-se a colocação de bancos de descanso ao longo do percurso, bem como de papeleiras como incentivo a não deitar lixo num espaço patrimonial e de natureza, que é de todos nós e pelo qual todos somos responsáveis.

A última intervenção a realizar no Forte do Alqueidão está para breve e conta com o apoio do Turismo de Portugal. O objetivo é substituir as linhas delimitadoras do percurso de visita dentro do Forte. As novas linhas vão ter uma maior durabilidade e resistência ao calor e vão cumprir um duplo objetivo: delimitar o circuito de visita e servir de linhas-guias para pessoas de baixa visão ou cegas.

Gradualmente, é ambição do Centro de Interpretação das Linhas de Torres e do município de Sobral de Monte Agraço tornar o património cada vez mais acessível e inclusivo.

O Núcleo de apoio ao visitante do Circuito do Alqueidão também tem sido alvo de ações de valorização, por parte do município, e está agendado para breve mais melhorias.