No coração das Linhas de Torres

No coração das Linhas de Torres: Rotas Napoleónicas por Portugal e Espanha é o nome da nova brochura publicada em português e inglês.

A brochura apresenta ao visitante o património das Linhas de Torres relacionado com a defesa do território no período das Invasões Francesas, mas também com outros locais cuja relevância justifica uma visita. Contém ainda sugestões do que fazer e do que degustar, bem como informação sobre os Centros de Interpretação das Linhas de Torres, distribuídos por uma região que atravessa 6 municípios e se estende ao longo de 85 km, entre o rio Tejo e o oceano Atlântico, surpreendentemente próxima de Lisboa.

Esta nova edição resulta da integração da Rota Histórica das Linhas de Torres em duas das sete rotas – Wellington e 3.ª Invasão Francesa – criadas ao abrigo do projeto NAPOCTEP – Itinerários por Espanha e Portugal.

O projeto teve a duração de dois anos (2019-2021), com um investimento total de 711 mil euros, cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do programa INTERREG POCTEP. Durante este tempo permitiu iniciar um trabalho de transformação da herança da época das Invasões Francesas e da Guerra Peninsular num produto turístico sustentável e de qualidade que possa gerar riqueza e emprego nas regiões de Castela e Leão e no Centro de Portugal, ameaçadas pelo despovoamento e pelo envelhecimento. O projeto trouxe consigo vários desafios como a cooperação transfronteiriça, o desenvolvimento económico, o turismo sustentável e o desenvolvimento ambiental e, a transmissão e sua replicabilidade.

Estão assim dados os primeiros passos para uma cooperação ibérica para o desenvolvimento deste património.

Pode fazer download da brochura aqui.