fbpx

“Violência doméstica” vence o concurso INVADE!

Realizou-se no passado dia 24 de junho a revelação do vencedor da 5.ª edição do concurso de Micro-metragens INVADE!

A cerimónia, que teria lugar no Museu da Cerâmica de Sacavém, foi cancelada face ao agravamento da pandemia na área metropolitana de Lisboa, passando a exibição das micros a concurso e a comunicação do vencedor a ser feita através do fecebook da Rota Histórica das Linhas de Torres e da INVADE!. Durante o dia foram exibidas todas as micro-metragens apuradas para o concurso e no final foram anunciados a Menção Honrosa e o Vencedor da edição de 2021.

Sobre os cinco filmes a concurso, das doze inscrições efetuadas, o júri decidiu atribuir a Menção Honrosa ao filme “A Caixa de Luís Miguel Ferreira João”, de Luís Miguel Ferreira, que apresenta “uma caixa é passada de geração em geração, com a crença de trazer a sorte a quem tenha em sua posse, desde que se mantenha fechada. Mas se em alguma ocasião for aberta, toda essa sorte poderá desaparecer e poderá recair muito azar e infelicidade sobre toda a família…”.

O prémio de vencedor do concurso foi atribuído a micro-metragem “Invasão” de Andreia Albernaz e Daniel Baptista cuja abordagem recai sobre a violência doméstica: “A violência doméstica invade a vida de quem com ela se confronta, o futuro das vítimas e os sonhos de quem as rodeia. Invade a sociedade com o flagelo que impõe – mas quantas vezes a sociedade não consegue ainda acolher quem dela precisa?”

Veja aqui o filme vencedor.

O júri do concurso é composto por Luís Matos, formado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, produtor, realizador e diretor de fotografia na SPAC Filmes; por Filipa Figueiredo, licenciada em História de Arte e pós-graduada em Mercado da Arte, Colecionismo e Museologia e membro da organização do Festival Curt’Arruda – Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos; e Ricardo Martins, realizador e editor de vídeo, licenciado em Cinema e Vídeo e pós-graduado em Realização de Documentário.

O júri teve como critérios de avaliação a originalidade, a narrativa, a técnica e cinematografia e o tema Invasões de cada curta-metragem admitida a concurso.

Veja aqui os outros filmes a concurso. 

O Concurso de micro-metragens “Invade!” é uma iniciativa da Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras que, desde a primeira edição, teve como objetivo divulgar as Linhas de Torres Vedras, desafiando à produção de novos olhares e perspetivas sobre o tema das “invasões”. Daí em diante, têm-se mantido a intenção de estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual, descobrir novos valores, encorajando a produção de vídeos.

O concurso consiste na produção de micro-metragens sobre o tema “Invasões”, no sentido lato do termo, podendo tratar de invasões urbanas, rurais, sociais, ambientais, culturais, espaciais, reais ou imaginárias. Podem ser trabalhos de ficção, documentais ou experimentais, de autoria individual ou em coautoria. O concurso é anual e dirige-se ao público em geral, de qualquer nacionalidade, residentes e Portugal ou no estrangeiro.