fbpx

Webinar “Destination Napoleon et tourisme culturel durable: défis pour le patrimoine napoléonien en Europe”

A Rota Histórica das Linhas de Torres foi convidada a participar no Webinar “”Destination Napoleon et tourisme culturel durable: défis pour le patrimoine napoléonien en Europe” que se realizará no próximo dia 12 de maio, em plataforma zoom, e ao vivo no Facebook e Youtube.

A vice-presidente da RHLT, Ana Umbelino, vai partilhar o caminho que a Rota Histórica das Linhas de Torres está a trilhar no envolvimento ativo de cidadãos e turistas em atividades organizadas em torno do património das Linhas de Torres Vedras, nomeadamente em ações relacionadas com a sustentabilidade ambiental e das comunidades que estão comprometidas na salvaguarda deste património. Atualmente, a RHLT está a concretizar um conjunto de ferramentas e recursos baseadas num programa de educação patrimonial que, quando concluído, contribuirá para a sensibilização dos cidadãos de várias idades.

As preocupações climáticas e a transição ecológica estão na ordem do dia. A implementação de projetos sustentáveis a nível local, de um ponto de vista ambiental, sociocultural e económico, é também um dos critérios que a Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, através do seu itinerário Destino Napoleónico, deve respeitar a fim de manter a certificação da rota cultural do Conselho da Europa. Num contexto em que as viagens estão de novo a tornar-se um luxo, qual é o papel das instituições europeias na promoção do turismo cultural sustentável e como é que isto ajuda a enfrentar os desafios da promoção do património napoleónico na Europa?

Programa:
10:30-10:40 | Introdução ao tema: Charles BONAPARTE, Presidente da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas – Destino Napoleão

Moderadora: Eleonora Berti, Diretora da Federação Europeia de Cidades Napoleónicas – Destino Napoleão

Oradores:
10.40-11.00| Stefano DOMINIONI, Secretário Executivo Alargado Acordo Parcial sobre Rotas Culturais do Conselho da Europa, Diretor do Instituto Europeu de Rotas Culturais.
11.00-11.15 | Amanda LUMEY, Câmara Municipal de Plymouth (Reino Unido)
11.15-11.30 | Ana UMBELINO, vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras (Portugal) e Vice-Presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres
11.30-11.45 | Charles BONAPARTE – Um Manifesto para as Rotas Culturais do Conselho da Europa
11.45-12.15 | Sessão de perguntas e respostas

O webinar é uma organização da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, da qual a RHLT é associada, será moderado por Eleonora Berti e a sua abertura ficará a cargo de Stefano Dominioni, secretário executivo do Enlarged Partial Agreement on Cultural Routes of the Council of Europe e a quem caberá explicar a ligação entre as Rotas Culturais e a Convenção de Faro.

A Convenção de Faro entrou em vigor a 01 de junho de 2011 e veio reforçar as políticas públicas da cultura fora da dualidade património/criação contemporânea e, partindo de uma parceria entre o Estado e a sociedade civil, envolver a educação, a comunidade científica e os criadores.

Nas palavras de Guilherme d’Oliveira Martins, a finalidade da Convenção de Faro do Conselho da Europa é “o reconhecimento de valor para a sociedade do património histórico e da cultura, considerados como realidades dinâmicas, resultado de uma fecunda dialética entre o que recebemos e o que legamos relativamente à criação humana.”

Não deixe de nos acompanhar no próximo dia 12 de maio.

Veja aqui

+ info: www.napoleoncities.eu