No passado dia 2 de outubro, a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Invasões Francesas – foi distinguida com o 1.º Prémio na categoria “Digitalisation in Smart Tourism Cultural Heritage and Creativity aspects, enhancing visitor experiences”, na 12.ª edição dos ECTN Awards 2025.
A cerimónia de entrega decorreu em Sibiu, na Roménia, onde o prémio foi recebido pela vice-presidente da RHLT, Ana Umbelino, durante a gala oficial.
O projeto vencedor, intitulado “Time travel was once the stuff of science fiction”, integra-se na cooperação em rede dos Itinerários Napoleónicos Portugal e constitui um marco na digitalização do património cultural associado às Invasões Francesas. O projeto contempla a criação de 13 ambientes de Realidade Virtual e 13 experiências de Realidade Aumentada, que permitem aos visitantes viver, de forma imersiva e inovadora, episódios das 1.ª e 3.ª Invasões Napoleónicas em 13 municípios portugueses: Almeida, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Loures, Lourinhã, Elvas, Mafra, Mealhada, Mortágua, Penacova, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Enquanto a Realidade Aumentada recria acontecimentos históricos diante dos olhos do visitante, a Realidade Virtual proporciona a oportunidade de explorar bastidores, locais estratégicos e decisões de figuras e/ou acontecimentos marcantes do período, tornando a experiência turística mais próxima, educativa e envolvente.
Este projeto, alinhado com a Estratégia Nacional para o Turismo 2027, representa um passo decisivo na transição digital do destino e na promoção de um turismo inteligente, criativo e sustentável, reforçando a valorização do património cultural material e imaterial. A iniciativa contou com o apoio das Entidades Regionais de Turismo do Centro, Lisboa, Porto e Norte, e do Turismo de Portugal, afirmando-se como uma boa prática nacional e europeia em inovação e digitalização do património.
No contexto europeu, a RHLT distingue-se pela forma como articulam património militar e memória histórica, inovação tecnológica aplicada ao turismo cultural e militar, participação comunitária e inclusão educativa, e cooperação territorial transnacional. Esta última é reforçada pela ligação ao Itinerário Cultural Europeu “Destination Napoleon”, certificado pelo Conselho da Europa e gerido pela Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, da qual a vice-presidente da RHLT é vice-presidente executiva.
Para a Rota Histórica das Linhas de Torres, esta distinção reforça a divulgação dos destinos culturais europeus, promove a partilha de boas práticas e incentiva a criação de redes de cooperação internacional. É um reconhecimento que valoriza o nosso património, o trabalho em rede e o papel estratégico da Associação nas áreas do turismo, património e inovação.
O visitante pode explorar este período histórico e o seu impacto no país experimentando as realidade aumentadas e virtuais e deixamos o convite para começar pela RHLT, em que pode “mergulhar” neste tempo nos Centros de Interpretação das Linhas de Torres de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e Núcleo Interpretativo da Batalha da Roliça.
A edição de 2025 dos Prémios “Destino de Turismo Cultural Sustentável” foi organizada pela European Cultural Tourism Network (ECTN), em parceria com a Europa Nostra, a Comissão Europeia de Turismo e a NECSTouR, com o apoio da Rota Cultural Iter Vitis do Conselho da Europa, no âmbito dos projetos INSPIRES SMP, EnoGastroDEST e Smart Tour Interreg Europe.