No coração das Linhas de Torres Vedras, percorra os locais mais emblemáticos da presença de Sir Arthur Wellesley, conhecido na história como duque de Wellington.
Da Quinta dos Freixos, onde o comandante das tropas aliadas estabeleceu o seu Quartel-General ao Grande Reduto do Alqueidão, que serviu de posto de comando destas linhas de defesa de Lisboa, passando pela serra do Socorro, ou ninho da águia, numa alusão ao tempo que Wellington ali passou, por aí se situar a estação central de comunicações telegráficas, todo o percurso é uma descoberta.
Partindo do Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Sobral de Monte Agraço, abrem-se estradas e trilhos, outrora protegidos pelo grande entrincheiramento do Alqueidão e pelos Fortes da Enxara, que revelam sítios surpreendentes. Fortes, os quartéis-generais de Wellington, de William Beresford e de Spencer, igrejas e capelas, a calçada, ou escadinha, do duque e vários troços de estradas militares, que asseguraram as movimentações das tropas, a circulação de mantimentos e de artilharia e o transporte de feridos, são apenas alguns exemplos do que pode ver e sentir, envolvido por uma paisagem relaxante e arrebatadora.
Praça Dr. Eugénio Dias, n.º 12 | 2590-016 Sobral de Monte Agraço
(+351) 261 942 296
cilt@cm-sobral.pt
www.cilt.pt
Terça-feira a Domingo | 10h00-13h00 e 14h00-18h00