A Rota Histórica das Linhas de Torres manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Sónia Ribeiro, presidente da Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913, membro fundador dos grupos de recriação histórica Companhia de Artilharia de Sobral e da Guerrilha de Montagraço, cidadã ativa, atenta e profundamente comprometida com a comunidade.
Figura incontornável da dinamização associativa, cultural e histórica de Sobral de Monte Agraço, a Sónia foi uma mulher de alma cheia, que colocava uma paixão autêntica em tudo o que fazia — com dedicação, criatividade e um espírito de missão incansável. A sua energia, entrega e visão deixaram uma marca profunda na valorização da memória coletiva e no envolvimento da comunidade nas recriações históricas ligadas às Linhas de Torres Vedras e às Invasões Francesas.
A sua partida representa uma perda irreparável para todos os que, ao longo dos anos, partilharam consigo o caminho da preservação da história e da identidade locais. Verdadeira embaixadora das memórias da sua terra e do seu país, Sónia Ribeiro foi, para muitos, uma inspiração e uma presença marcante.
Para a Rota Histórica das Linhas de Torres, foi uma honra conhecê-la, colaborar com ela e testemunhar o seu contributo ímpar para a construção de uma comunidade mais consciente do seu passado e mais comprometida com o futuro.
Aos familiares, amigos e a todos os membros da ACR 13 de Setembro de 1913, endereçamos as nossas mais sentidas condolências.
Obrigada, Sónia.
A tua paixão será para nós, sempre, uma inspiração.