Revista Invade N.º13

Neste período particularmente chuvoso, nada como um agasalho, um sofá aconchegadinho e uma revista ainda a cheirar a tinta para folhear.

A edição de inverno da revista Invade aí está, cheia de vontade de ser lida, e traz-lhe alguns artigos de abrir o apetite sobre a nossa região – a começar pelo Biscoito das Linhas, uma criação da Padaria da Vila, e acabando no restaurante Golfinho Azul, debruçado sobre as vistas da Ponta de S. Lourenço, passando pelo sempre acolhedor restaurante Átrio, em Torres Vedras.

Porque comida e bebida são parceiros inseparáveis de jornada, visitamos por si a Quinta do Sanguinhal, onde as vinhas têm raízes no tempo. Se depois de comer e beber lhe apetecer, como é humano, descansar, abrimos-lhe as portas do Casal dos Mochos, da Casa da Nossa Senhora da Paciência e do Furnaka Ecosurf Village. Não é sequer necessário dizer que vai daqui, porque será sempre bem recebido.

A provar que a Cultura nas Linhas não é uma palavra vazia, o Festival Novas Invasões faz o nosso Grande Plano desta edição, com algumas imagens que revelam bem o que foram três dias de deslumbre criativo em Torres Vedras. O espetáculo de dança contemporânea “Linhas que unem”, apresentado no Real Edifício de Mafra por ocasião das comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres, traz-lhe um outro discurso sobre as Linhas e as suas múltiplas interpretações. “A Cultura no seu palácio” dá o mote para uma visita ao extraordinário Palácio do Morgado, em Arruda dos Vinhos. Por fim, sugerimos-lhe um saltinho a um dos templos góticos mais belos da região: a Igreja de Santa Maria do Castelo, na Lourinhã.

Não seríamos fiéis às nossas origens se não lhe falássemos de algumas das nossas pérolas de estimação: o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, um reduto cultural surpreendente, e o Forte da Ajuda Grande, que lhe abre a vista e os horizontes para a estratégia posta no terreno durante a invasão do exército de Masséna.

Fizemos a entrevista que se impunha a José Alberto Quintino, na altura em que passa o testemunho na presidência da Rota Histórica das Linhas de Torres; falamos-lhe do lançamento de Centro, o primeiro volume dos nossos Cadernos Temáticos; e de como recebemos, com assinalável vaidade, um prémio atribuído pelos ECTN Awards. Por fim, damos-lhe nota de como “saímos dos nossos fortes” para o 1.º Encontro dos Itinerários Napoleónicos Portugal.

Apresentado pelo presidente da Câmara da Lourinhã, Orlando Carvalho, este número faz capa com o espetáculo ARIA, da companhia espanhola Zenit Aerial Ballet, e estará em breve disponível na versão impressa. Com habitualmente, pode aceder ao nosso portal, em invademag.pt, para a versão digital online, ou para, caso o prefira, descarregar a versão PDF.

Boas leituras!

11