Almeida acolheu a primeira reunião do grupo de coordenação geral da rede constituída ao abrigo do Protocolo de Colaboração Itinerários Napoleónicos Portugal, subscrito por 33 municípios de norte a sul do país.
O encontro marcou um passo decisivo na consolidação desta rede nacional dedicada à valorização do património ligado às Invasões Francesas e à memória napoleónica em Portugal. A Rota Histórica das Linhas de Torres participou na reunião, tendo como interlocutoras Natália Calvo e Sandra Oliveira, manifestando o seu compromisso para contribuir para esta rede colaborativa.
A sessão de trabalho contou ainda com a presença da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, das Entidades Regionais de Turismo do Centro, de Lisboa e de Porto e Norte, bem como do Turismo de Portugal. Durante toda a manhã, os participantes definiram linhas de ação para a estruturação de projetos conjuntos, atividades de capacitação, realização de eventos e estratégias de divulgação da rede, reforçando a ambição nacional e integrada do projeto.
A reunião foi complementada por uma visita técnica ao património histórico-militar de Almeida, guiada pela técnica Paula Sousa e na qual participaram alguns dos elementos do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida. O património e a história de Almeida cuja relevância no contexto das Invasões Francesas enriquece a narrativa dos Itinerários Napoleónicos enquanto itinerário cultural de expressão nacional.
Este encontro reforça o compromisso dos parceiros em articular esforços para proteger, interpretar e promover um legado histórico comum, com forte potencial educativo, turístico e cultural.