Linhas de Torres 100 – Trilhos Históricos

21 de fevereiro de 2026

No âmbito das comemorações Linhas de Torres 100 – Trilhos Históricos, o dia 21 de fevereiro de 2026 promete ser um momento especial de encontro entre história, natureza e desporto, com duas iniciativas pensadas para públicos de todas as idades.

A Hora do Telégrafo

12h00 (duração aproximada: 45 minutos)
Telégrafo de Wellington – Ermida da Serra do Socorro

Viaje até ao século XIX e descubra como funcionava o sistema de comunicações militares das Linhas de Torres Vedras.

“A Hora do Telégrafo” é um momento de enquadramento histórico e demonstração prática do funcionamento do Telégrafo de Wellington, permitindo compreender a importância estratégica deste sistema durante as Invasões Francesas.

Uma experiência imersiva, num cenário único, que alia património, recriação histórica e paisagem.

Trail Kids

Pavilhão Multiusos / Expotorres – Torres Vedras
A partir das 15h00

A pensar nos mais novos, o Trail Kids convida crianças e jovens a participarem numa tarde de desporto, convívio e espírito de equipa.

Horários e distâncias:

  • 15h00 – Benjamins A (800m)
  • 15h10 – Benjamins B (1000m)
  • 15h20 – Infantis (1500m)
  • 15h30 – Iniciados (2000m)

Todos os participantes recebem diploma e brindes.
Haverá ainda um prémio especial: o jogo “Napoleão Bonaparte: o princípio do fim” para:

  • a equipa mais numerosa
  • as equipas vencedoras (Benjamins A e B, Infantis e Iniciados)

Um dia para viver a História… a caminhar e a correr!

Das comunicações militares nas serras às corridas cheias de energia dos mais jovens, o dia 21 de fevereiro celebra as Linhas de Torres de forma ativa, educativa e envolvente.

Participe. Traga a família. Faça parte desta história.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email linhasdetorres100@gmail.com ou no próprio dia, junto à partida, até às 12h45.