No passado dia 1 de junho, a 83.ª Tertúlia Portugal-Brasil destacou o trabalho multifacetado que tem sido desenvolvido pela Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT). As técnicas Marta Fortuna, Marta Miranda e Sandra Oliveira apresentaram a estratégia e medidas de intervenção nas áreas do turismo, património e inovação que a RHLT tem promovido.
A tertúlia, realizada online, foi moderada pelo Dr. Cesar Bargo, Cel. Elcio Secomandi e o General Rui Moura, e transmitida simultaneamente em Portugal e no Brasil. A apresentação iniciou-se com um foco na preservação, promoção e divulgação do património das Linhas de Torres Vedras, construídas entre 1809 e 1810 para defender Lisboa da terceira invasão das tropas napoleónicas. As técnicas realçaram a importância histórica das Linhas, destacando o seu papel crucial num período que mobilizou várias nações europeias, influenciando o destino da Europa e do Brasil.
As técnicas sublinharam a relevância das Linhas de Torres como símbolo cultural e recurso educacional. Este património tem sido a base para o desenvolvimento de um produto turístico que concilia e potencializa os recursos endógenos da região, em articulação com agentes económicos locais e participação em redes de cooperação tanto nacionais quanto estrangeiras.
Durante a apresentação, foi também apresentado o recém-criado jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte, o princípio do fim”. Este projeto, desenvolvido no âmbito dos Itinerários Napoleónicos Portugal e apoiado pelo programa Valorizar Interior do Turismo de Portugal, visa divulgar o património e as vivências da época das Invasões Francesas a Portugal. O jogo combina a história com matemática, a cidadania, o português, as artes e o desenvolvimento global, e sua versatilidade permite ser utilizado em contextos escolares, desde o 1.º Ciclo às universidades Sénior, bem como em ambiente familiar.
A RHLT agradece o convite para participar na 83.ª Tertúlia Portugal-Brasil e congratula-se com excelente trabalho desenvolvido em torno de uma história comum.
Pode ver o episódio aqui