Entre os dias 3 e 5 de maio, a Federação Europeia das Cidades Napoleónica (FECN) reuniu os seus membros em Plymouth, Reino Unido para mais uma Assembleia Geral.
Este é um momento anual de encontro, de partilha de ideias e de conhecimento, estimulando a criação de projetos entre diversos membros e parceiros da rede e que contribuem para o desenvolvimento e divulgação do Itinerário Cultural do Conselho da Europa – Destination Napoleon – cuja gestão está a cargo da FECN.
A sessão plenária teve lugar na Universidade de Plymouth, cabendo a abertura ao Presidente da Federação, Vincent Chauvet e ao Presidente Honorário, Charles Bonaparte. O Secretário-Executivo do Acordo Parcial Alargado sobre Itinerários Culturais do Conselho da Europa também marcou presença na abertura, através de um vídeo, transmitindo uma mensagem sobre o futuro e perspetivas para a promoção dos Itinerários Culturais da Europa.
Durante a sessão, houve oportunidade de apresentar os novos membros que se associaram ao itinerário, contribuindo desta forma para o crescimento da rede mas também para a interpretação da história e do legado de Napoleão Bonaparte na Europa.
Outro momento importante da Assembleia Geral é a apresentação de projetos e da atividade que cada membro tem vindo a desenvolver no âmbito desta temática. Em representação da Rota Histórica das Linhas de Torres, a vice presidente, Ana Umbelino, partilhou os últimos desenvolvimentos que têm sido introduzidos nesta rota cultural em diversas áreas, nomeadamente: educação patrimonial e mediação cultural; marketing e comunicação; diferenciação e qualificação da experiência turística; redes e internacionalização, focando o novo projeto nacional – Itinerários Napoleónicos Portugal – e a respetiva Agenda Comum de Eventos, disponível no portal da RHLT – InvadeMag.pt.
Os participantes das cidades membros tiveram ainda oportunidade de visitar alguns locais que contam parte da história da Era Napoleónica e a sua relação com Plymouth.
No dia 5 de maio, a encerrar o programa, assinalou-se a data da morte de Napoleão Bonaparte, no memorial em Plymouth Hoe, na presença de Charles Bonaparte, de Vincent Chauvet, do Lord Mayor de Plymouth e do antigo Cônsul Honorário de França em Plymouth. Em seguida, terminou-se este dia com uma visita ao museu e cemitério da Prisão de Dartmoor.
Desde 2018, a Rota Histórica das Linhas de Torres integra o Itinerário Cultural Europeu Destination Napoleon, um dos 45 itinerários culturais do conselho da Europa.
O Itinerário, gerido pela Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, é composto por cerca de cinquenta cidades de dez países. A Vice Presidência Executiva é assumida pela vice presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, Ana Umbelino.
O Destination Napoleon dá visibilidade às atividades da federação e dos seus associados e reforça o compromisso das cidades-membro através da implementação de uma estratégia comum a nível europeu permitindo aos visitantes descobrir, por meio de uma narrativa europeia, assente em diferentes perspetivas, o contributo de Napoleão para a construção da Europa atual.
A presença da RHLT neste itinerário tem permitido a participação ativa em várias ações, potenciando o conhecimento, as parcerias, a participação em diversas atividades como webinars, ações de divulgação, feiras de turismo, plataformas digitais, através das quais se promove este produto turístico-cultural a uma escala de alcance europeu.