Um francês, um inglês e um português encontram-se numa história que conta tudo sobre a Terceira Invasão Francesa de Portugal e as Linhas de Torres, o maior e mais eficaz sistema defensivo da Europa e um dos seus legados patrimoniais mais fascinantes e significativos.
Este livro, concebido pela Rota Histórica das Linhas de Torres em parceria com a Pato Lógico, combina o talento narrativo de Ricardo Henriques com as ilustrações cativantes de André Letria, na emocionante história de “Jean, John e João” que desvenda episódios e acontecimentos da maior ofensiva militar alguma vez realizada em Portugal.
Apoiado pelo Turismo de Portugal, no âmbito do programa Valorizar Sustentabilidade, e com o suporte da Rede de Bibliotecas Escolares, esta obra acompanha-se de materiais complementares, como o kit “Um chapéu para três cabeças” e o caderno de campo “Invasão: Plano de Invasões Culturais da Rota Histórica das Linhas de Torres”. Com um booklet de fichas pedagógicas, o livro torna-se uma ferramenta versátil para professores e alunos, proporcionando uma abordagem educativa e divertida sobre este período histórico.
Mas desengane-se quem pensa que este livro é apenas dirigido a crianças e jovens em idade escolar. Recheado de humor e aventura, “Jean, John e João” é um livro para todas as idades, que além de falar de um dos momentos mais marcantes da história portuguesa, oferece uma oportunidade única para (re)descobrir a origem de expressões populares como “Ficar a ver navios”, “Ir para o maneta”, “Sair à francesa” ou “Ir de armas e bagagens”, entre outras.
Esta obra promete encantar leitores de todas as idades e origens, já se encontra disponível nas principais livrarias online (Almedina, Bertrand, Fnac, e Wook) e no website da editora Pato Lógico e, em breve, também estará à venda nos Centros de Interpretação das Linhas de Torres.
Não perca a primeira apresentação pública, agendada para o dia 11 de maio. Reserve já na sua agenda esta emocionante viagem pela história. Fique atento para mais informações em breve!