Destination Napoleon: uma janela para a história da Europa

A Rota Histórica das Linhas de Torres aderiu ao Itinerário Cultural Europeu Destination Napoleon em 2019 – uma rede que celebra o impacto das campanhas napoleónicas na história e cultura europeias.

Em 2023, reforçou a sua participação assumindo a vice-presidência da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, em que está representada pela vice-presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, Ana Umbelino. Atualmente integra o grupo de trabalho de Gestores Nacionais dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa.   

A Rota Histórica das Linhas de Torres, como parte do Destination Napoleon, desempenha um papel essencial na preservação da história das Invasões Francesas em Portugal, no contexto da influência de Napoleão na Europa. Este itinerário oferece aos visitantes a oportunidade de explorar os traços de um período marcante da história europeia, ao mesmo tempo que promove intercâmbios culturais e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

Através da sua participação no Destination Napoleon, a Rota Histórica reforça a sua ligação ao património cultural europeu, contribuindo para uma narrativa integrada que celebra a resiliência das comunidades e a importância da cooperação transnacional. Este é mais um passo na missão de preservar e divulgar a história das Linhas de Torres, integrando-a num projeto que une diferentes países e culturas em torno de uma herança comum.

Lançado em 1987, o programa Itinerários Culturais do Conselho da Europa promove a valorização do património cultural europeu através de rotas transnacionais que ligam diferentes territórios com temas comuns. Estas rotas transcendem os limites geográficos, unindo monumentos e polos culturais em torno de valores fundamentais como os direitos humanos, a diversidade cultural e a preservação da memória coletiva.

Portugal integra o Comité Diretor dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, desde 2011, sendo representado pelo Património Cultural, IP. Em estreita colaboração com os gestores dos itinerários, e em coordenação com as diretrizes do Conselho da Europa, o Património Cultural desenvolve um trabalho de apoio e acompanhamento das rotas certificadas em território nacional.

Pode saber mais sobre os itinerários certificados em Portugal aqui https://www.patrimoniocultural.gov.pt/itinerarios-culturais-do-conselho-da-europa/

 

11