Filme-Concerto LINHAS – 10 abril 2022

AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas
10 de abril de 2022 | domingo | 19h00 às 20h00
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6

LINHAS é o mais recente projeto da AREPO, que convoca as comunidades locais a uma revisitação das Linhas de Torres, através das imagens e da música. O LINHAS percorre assim as Linhas de Torres, e atravessa os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Um filme-concerto, realizado por Patrícia Carreira e acompanhado de uma composição musical de Luís Soldado intitulada «Linhas», revisita algumas imagens históricas das regiões. Será ainda interpretada a obra de Ludwig van Beethoven, «A Vitória de Wellington» (Op. 91), num arranjo de Luís Raimundo. A interpretação musical estará a cargo de uma orquestra constituída por músicos profissionais e por estudantes de música dos municípios envolvidos, sob a direção musical do maestro Rui Pinheiro.

O filme-concerto será seguido de uma conversa aberta, com a participação do compositor Luís Soldado, do maestro Rui Pinheiro, da realizadora Patrícia Carreira e de um representante da Rota Histórica das Linhas de Torres.

Direção Musical: Rui Pinheiro
Realização: Patrícia Carreira
Composição («Linhas»): Luís Soldado
Arranjos («A Vitória de Wellington»): Luís Raimundo
Flauta: Ondina Munhoz Österdahl
Oboé: Eduardo Santos
Saxofone Alto: Miguel Baioneta
Saxofone Tenor: Rafael Machado
Trompete: Sofia Gomes
Percussão: Miguel Gageiro e Ricardo Baioneta
Guitarra: Matilde Hagatong
Acordeão: Catarina Bogalho
Piano: Afonso Henriques e Rosa Queiroz
Violino I: Francisco Ramos
Violino II: Diogo Costa
Viola: Patrícia Trabuco
Violoncelo: Valter Marrafa
Contrabaixo: Samuel Pedro
Apoio à Produção: Gonçalo Tavares e Linda Valadas
Design: Maria Pinheiro

17h30: Prova de vinhos: O VINHO DAS LINHAS, DOC Torres Vedras, com o nome inspirado nas Linhas defensivas que receberam o nome da cidade onde também na época das invasões francesas a produção de vinho era actividade de grande relevância, associa-se ao espectáculo musical Linhas proporcionando ao público a oportunidade de provar a autenticidade de um vinho Torreense.

11