“GUILD OF BATTLEFIELD GUIDES” VISITA LINHAS DE TORRES

No passado dia 4 de março um grupo de guias da Guild of Battlefield Guides visitou o território das Linhas de Torres.

Deu-se início à visita em Torres Vedras, no Forte de S. Vicente – um dos dois pontos avançados projetados na frente da Linha Principal com visita guiada à exposição do Centro de Interpretação das Linhas de Torres com visionamento do documentário disponível no auditório do referido equipamento.

O grupo dirigiu-se ao Sobral de Monte Agraço, com passagem pela casa onde Wellington instalou o seu quartel-general em 1810, conhecida por Quinta dos Freixos e, antes do almoço, visitou o Centro de Interpretação das Linhas de Torres, no centro da vila.

Já no período da tarde houve lugar à visita ao Forte do Alqueidão – ou o grande reduto do Sobral, como ficou internacionalmente conhecido.

A finalizar o itinerário, o grupo visitou o Monumento às Linhas de Torres – Hércules, implantado num Observatório de Paisagem sobre a vila de Alhandra, um tributo à vitória das tropas anglo-lusas sobre os exércitos napoleónicos, bem como à construção das Linhas de Torres.

De referir que a visita dos 19 membros da International Guild of Battlefield Guides teve como objetivo o reconhecimento dos principais campos de batalha e pontos estratégicos de defesa no âmbito da Guerra Peninsular e, durante 6 dias, o grupo percorreu vários locais de interesse nomeadamente, no Porto, Bussaco, Óbidos, Roliça, Vimeiro e nas Linhas de Torres.

A intenção desta visita foi sobretudo aperfeiçoar o conhecimento do território, das rotas e itinerários e da oferta turística no âmbito da organização de visitas guiadas e pacotes turísticos com o objetivo de planear as viagens organizadas pela associação para o biénio 2022 – 2023.