1 DIA É BOM, 2 É ÓTIMO, 3 NUNCA É DEMAIS, foi o slogan do Turismo Centro de Portugal que assenta na perfeição na Rota Histórica das Linhas de Torres. Num território que respira história, cultura e arte pautado por alojamentos de chame, gastronomia e vinhos de grande qualidade, razões não faltam para o visitante permanecer numa região tão rica e diversificada, que se estende do Tejo ao mar, num contraste de paisagens e complementos de identidade.
Entre 12 e 16 de março, a Rota Histórica levou as Linhas de Torres e as Invasões Francesas à BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market e foram muitos os motivos que justificam a vista ao nosso balcão, no stand do Turismo Centro de Portugal.
O dia 14 foi de grande significado para todos os envolvidos na assinatura do protocolo Itinerários Napoleónicos Portugal, por se tratar de um passo importante na constituição de uma rede alargada de cooperação para o desenvolvimento dos territórios em torno do património histórico-militar das Invasões Francesas, tornando-os mais competitivos e fortalecendo a sua oferta turística no contexto nacional e internacional. O protocolo, que foi assinado pelo presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, José Alberto Quintino, e subscrito também pelo Turismo de Portugal, pelas Entidades Regionais, pela CIM Região de Coimbra e por cerca de 40 municípios marca o compromisso de um trabalho em rede, de estreita colaboração, para a estruturação e consolidação de um segmento de oferta turística verdadeiramente diferenciadora. Seguiu-se o brinde a mais uma vitória no caminho de transformar as Invasões Francesas num verdadeiro ativo turístico, com os vinhos da Quinta de S. Sebastião (Arruda dos Vinhos) e com o apontamento gastronómico do Funcho a Granel (Sobral de Monte Agraço).
No dia 15, teve lugar a apresentação da recém-editada banda desenhada O Forte, pelo seu autor, José Bandeira, e a participação da Guerrilha de Montagraço, um grupo de recriação histórica de valor inestimável para a divulgação do papel do povo português na defesa do país na ocupação francesa.
Como já é habitual, a RHLT dinamizou o espaço KIDS Route BTL 2025, no KIDS no Centro com atividades para crianças e famílias. Além do jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte: O Princípio do Fim”, os mais novos puderam, também, participar na oficina “Oh, Napoleão, vocês NÃO passarão!”.
Este ano, o Turismo Centro de Portugal reforçou a divulgação do Turismo Militar, com uma ativação, representada pelos Itinerários Napoleónicos e pela Rota dos Templários, que contou um quiosque digital com passatempos, fotografia, com molduras dos dois projetos e a Roleta e Quiz, bem como a exibição dos filmes promocionais dos dois projetos.
A participação da Rota Histórica das Linhas de Torres na BTL representa uma oportunidade estratégica para promover e valorizar o património militar associado às Linhas de Torres e às Invasões Francesas. Este evento permite reforçar a notoriedade deste património junto de operadores turísticos, entidades do setor e público em geral, contribuindo para a dinamização do turismo cultural e histórico. Além disso, possibilita o fortalecimento de parcerias e sinergias com outras entidades, ampliando a rede de colaboração e potencializando novas iniciativas de promoção conjunta. A presença na BTL permitiu reforçar a divulgação desde projeto inovador, que tem sido apontado como um exemplo de boa governança no país e no estrangeiro, mantendo o compromisso da Rota com uma oferta turística cada vez mais inclusiva e diferenciadora.
Itinerários Napoleónicos: Uma Aliança Estratégica para Valorizar a História, o Património e o Turismo de Portugal
No passado dia 14 de março, foi assinado na BTL – – Better Tourism Lisbon Travel Market um protocolo de colaboração dos Itinerários Napoleónicos Portugal entre o Turismo de Portugal, as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Centro de Portugal, Região de Lisboa e Porto e Norte de Portugal, a Rota Histórica das Linhas de Torres, a CIM Região de Coimbra e cerca de 40 municípios que, prontamente, aceitaram o desafio de trabalhar, em estreita colaboração, no desenvolvimento e consolidação de um segmento de oferta turística verdadeiramente diferenciadora em torno das Invasões Francesas.
Nas palavras do senhor presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, José Alberto Quintino, “A Rota tem um percurso sólido na colaboração com entidades públicas, privadas e associativas e na participação em projetos nacionais e internacionais e vê este protocolo como uma oportunidade para trabalhar, de forma concertada, numa oferta associada aos Itinerários Napoleónicos, com base numa abordagem coerente, que acolherá contributos de entidades com competências em matéria de valorização do património, estruturação de produto turístico e promoção”.
À Rota Histórica das Linhas de Torres caberá a coordenação geral da rede dos Itinerários Napoleónicos Portugal, assegurando a articulação entre as partes envolvidas e a interação com o Itinerário Cultural do Conselho da Europa “Destination Napoleon”. Terá também a responsabilidade de promover a coerência na partilha de conteúdos e documentos técnicos, garantindo a qualidade da experiência oferecida. Além disso, coordenará a aplicação da identidade gráfica dos Itinerários Napoleónicos Portugal e desenvolverá, em colaboração com os parceiros, conteúdos de divulgação para o website da RHLT e Invademag, incluindo a agenda de eventos, promovendo assim uma comunicação eficaz e integrada cujo objetivo final é contribuir ativamente no reforço da notoriedade de Portugal como um destino de excelência, ao mesmo tempo que promove a salvaguarda, valorização e divulgação do património que os une.
Pronto para Invadir as Linhas de Torres?
Este é o título do artigo publicado na edição n.º 351 da revista AMBITUR (março/abril), um artigo especial que convida a visitar as Linhas de Torres, um destino onde o passado e o presente se encontram numa oferta vibrante e dinâmica. Aqui, os leitores podem saber como explorar um dos mais fascinantes legados históricos de Portugal.
Com recriações históricas, mercados oitocentistas, festivais que misturam tradição e contemporaneidade, gastronomia, teatro, música, passeios pedestres, sessões de relaxamento e até astronomia, há atividades para todos os gostos e idades. Esta riqueza cultural e patrimonial estende-se para além dos municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres, integrando os Itinerários Napoleónicos Portugal, uma rede nacional que valoriza e promove este importante período da história europeia.
Quer saber tudo o que está a acontecer? Consulte a agenda de eventos e planeie a sua próxima aventura em: https://invademag.pt/agenda/. Aproveite e subscreva a newsletter do website www.rhlt.pt, assim garante que estará sempre a par das novidades.
A revista AMBITUR é uma publicação portuguesa especializada no setor do turismo, viagens e hotelaria. Destina-se a profissionais da área e a todos os interessados nas tendências e novidades do turismo em Portugal e no mundo. Destaca temas como estratégias de desenvolvimento turístico, inovação, sustentabilidade, entrevistas com líderes do setor, eventos e oportunidades de investimento. Além da versão impressa, também possui uma plataforma digital com notícias diárias sobre o setor.