Partilha a tua história

Em 2019, as Linhas de Torres Vedras foram classificadas como Monumento Nacional, um passo na salvaguarda de um vasto património partilhado pelos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Esta ligação histórica questiona a existência de uma identidade comum a estes municípios e, ao observarmos imagens e filmes mudos dos anos 30 do século passado, encontramos um quotidiano das suas populações longe do significado bélico do monumento. O mesmo acontece hoje.

Nasce assim este projeto de cariz artístico, participativo e comunitário, tanto para a população dos municípios parceiros, como para a AREPO – uma organização local de música. O projeto é constituído por um concerto, com a apresentação de um novo arranjo da obra de L. Beethoven “A Vitória de Wellington” e um filme-concerto de Luís Soldado, uma exposição de fotografias e um debate no final, entre criadores, executantes e público.

Desta forma, convidamos os habitantes dos vários territórios a enviar fotografias, atuais ou não, e narrativas escritas, expondo as suas memórias afetivas das suas terras publicamente até 31 de outubro para o seguinte email: fotografias.das.linhas@gmail.com 

11