RHLT participa na conferência comemorativa dos 30 Anos de EEA Grants

No dia 23 de outubro, a Fundação Calouste Gulbenkian acolheu a comemoração dos 30 anos dos EEA Grants – um programa de cooperação europeia financiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein. O evento, organizado pela Unidade Nacional de Gestão, celebrou o impacto positivo dos projetos financiados, com destaque para o desenvolvimento sustentável e para a resiliência em Portugal.

Entre os casos de sucesso apresentados, encontra-se a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) – um projeto de criação de uma rota histórica e cultural apoiado pelo EEA Grants. Coube a Ana Umbelino, vice-presidente da RHLT, apresentar o projeto que decorreu entre 2007 e 2011 e que permitiu impulsionar a preservação, valorização e divulgação do património das Linhas de Torres Vedras e a sua transformação numa rota cultural e educativa, visitada por milhares de pessoas. Esta rota estende-se por mais de 80 km e integra um conjunto de locais que permitem conhecer os impactos das invasões napoleónicas em Portugal, entre fortes e centros de interpretação. Atualmente, a RHLT tem uma programação cultural e pedagógica dinâmica dirigida a vários públicos e um conjunto de recursos disponíveis para o visitante melhor compreender o que se passou neste território e como contribuiu para a mudança de rumo na história europeia. Entre esses recursos encontram-se sinalética e mapas interpretativos, publicações, aplicativos móveis, experiências imersivas, através das realidades virtuais e aumentadas, visitas guiadas, entre muitos outros. Na RHLT decorrem, também, eventos periódicos de maior dimensão como as comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres, recriações históricas como as do Combate de Sobral e das batalhas do Vimeiro e da Roliça, a mostra gastronómica “À mesa dos generais” e o festival Novas Invasões, que cruza a história com a criação artística contemporânea.

Treze anos depois, o projeto continua a dar frutos e tem sido alvo de reconhecimentos internacionais, quer recebendo a distinção de melhor projeto na categoria de conservação, atribuído pelo Europa Nostra, quer sendo convidada para assumir a vice-presidência da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, que gere o Itinerário Cultural Europeu Destination Napoleon.

A sessão contou com figuras políticas e diplomáticas, incluindo a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Maria Varteressian, e o Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, além de Lídia Bulcão, Secretária de Estado do Mar, de Maria de Lurdes Craveiro, Secretária de Estado da Cultura e de Hanne Brusletto, Embaixadora da Noruega em Lisboa, que reforçaram o compromisso contínuo entre os países parceiros e Portugal.

Para mais informações consulte: https://www.eeagrants.gov.pt