Entre os dias 5 e 7 de maio, a Rota Histórica das Linhas de Torres, participou no Encontro Anual da 𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝗶𝗮 𝗱𝗮𝘀 𝗖𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗡𝗮𝗽𝗼𝗹𝗲𝗼́𝗻𝗶c𝗮𝘀 (FECN), que decorreu em Lucca (Itália), onde teve lugar também a Assembleia Geral. Este encontro foi um espaço privilegiado para reforçar a cooperação entre cidades europeias unidas pela história napoleónica e pela promoção de um turismo cultural sustentável.
Ao longo de quatro dias, vários representantes de cidades europeias partilharam experiências, apresentaram projetos e debateram estratégias comuns para o desenvolvimento cultural e turístico dos seus territórios e a Rota Histórica das Linhas de Torres, representada por Marta Fortuna e Sandra Oliveira, empenhou-se numa participação ativa na discussão de ideias, contribuindo para reforçar o compromisso com a valorização do património militar histórico e a promoção do turismo cultural sustentável.
Houve ainda lugar para avaliar o impacto das atividades realizadas em 2024 e delinear os planos estratégicos e financeiros para o ano em curso. Neste contexto, o papel da Rota Histórica das Linhas de Torres foi amplamente reconhecido, especialmente com a apresentação da versão inglesa do livro infantojuvenil “Jean, John e João”, que despertou o interesse das cidades para o desenvolvimento de projetos educativos em rede.
Foi também apresentada a próxima edição do Festival das Novas Invasões, a realizar-se em Torres Vedras, entre 28 e 30 de agosto, cujo programa destinado ao público em geral, e em especial às famílias, agrega iniciativas que misturam a cultura popular e a recriação histórica com arte e a criatividade contemporâneas.
Outro ponto alto do encontro foi o anúncio de que Portugal acolherá, entre 11 e 13 de junho de 2025, a 12.ª edição da Training Academy dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, sob o tema “Cooperação e Rotas Culturais”. Este importante evento será coorganizado por várias entidades europeias, com a colaboração da Rota Histórica das Linhas de Torres, realizando-se no seu território, o que possibilita divulgar o papel ativo de Portugal na formação e capacitação de gestores culturais.
Igualmente realçado foi o projeto europeu MED-Routes, cofinanciado pelo programa Interreg MED, que visa promover o turismo cultural sustentável através da criação de eco-itinerários em rotas culturais europeias. Também aqui a Rota Histórica das Linhas de Torres é um dos principais parceiros, com envolvimento direto do Município de Vila Franca de Xira na gestão financeira do projeto, e com a colaboração de agentes económicos de todo o território da RHLT e de entidades de diversos países europeus, tais como Itália, Espanha, Chipre, Croácia e Bulgária.
o encontro foi pontuado com visitas por testemunhos que permitiram aos participantes conhecer a relação da irmã mais velha de Napoleão Bonaparte, Elisa, com a cidade de Lucca e de que forma influenciou a sua história e desenvolvimento administrativo, urbano, paisagístico, cultural e artístico.
O Encontro Geral Anual da FECN reafirmou a importância da cooperação em rede entre cidades que partilham um património europeu comum, criando sinergias que fortalecem a identidade cultural e fomentam o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis no setor do turismo e da cultura para benefício das comunidades locais.
A Rota Histórica das Linhas de Torres, é membro da FECN desde 2019, integrando o Itinerário Cultural Europeu Destination Napoleon, certificado pelo Conselho da Europa. Atualmente a vice-presidência da RHLT, Ana Umbelino, ocupa o cargo de vice-presidente executiva da FECN.
O próximo Encontro Geral Anual já tem lugar marcado e será em Montenegro.
Se quiser ficar a par sobre mais iniciativas culturais e projetos europeus da FECN consulte https://www.destination-napoleon.eu/?lang=en%2F e https://www.facebook.com/destinationnapoleon