Rota Histórica das Linhas de Torres realiza FAM Trips

Nos dias 28 de março e 29 abril, a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e a Entidade Regional do Centro de Portugal realizaram duas FAM Trips, em duas regiões distintas do território com património alusivo à defesa de Lisboa durante a terceira Invasão Francesa.

As ações tiveram como objetivo familiarizar os operadores e animadores turísticos com a herança histórico-cultural das Linhas de Torres, bem como com as experiências que este território permite oferecer.

A iniciativa dividiu-se em duas partes:
Na parte da manhã, o itinerário integrou uma visita ao terreno que contou com um itinerário pelos Fortes do Zambujal, da Carvalha e do Alqueidão, onde foi possível perceber toda a estratégia que presidiu à construção Linhas Defensivas de Lisboa (ou Linhas de Torres), que são hoje Prémio Europa Nostra e Monumento Nacional; um passeio a bordo do barco varino LIBERDADE que zarpou do cais de Vila Franca de Xira para dar a conhecer a função fundamental do rio Tejo na defesa de Lisboa e no abastecimento às Linhas. As manhãs foram pautadas por degustação de bolos tradicionais da região – os Fradinhos de Mafra e os bolos dos Leilões de Sobral de Monte Agraço – e prova de vinhos – o licoroso D. Elvira, de Arruda dos Vinhos, e três vinhos de “Encostas de Xira”, de Vila Franca de Xira.

Depois de histórias de resistência, conquistas e retrocessos foi à mesa, com apontamentos gastronómicos oitocentistas, que se promoveu a troca de ideias entre momentos de descontração, nos restaurantes Roots (Torres Vedras) e Retiro do Raposo (Bucelas).

Da parte da tarde, os encontros iniciaram-se com a comunicação da vice-presidente da RHLT, Ana Umbelino, que apresentou as potencialidades turísticas deste património em articulação com as diversas ofertas da região em que está inserido. A que se seguiu Pedro Santa Bárbara, fundador da empresa Rotas do Oeste, que falou da sua experiência enquanto operador e animador turístico, dos seus produtos e serviços que tem articulados com a oferta nas Linhas de Torres, onde cruza património, natureza, vinhos e outras emoções e sensações. Por fim, o engenheiro Jorge Humberto, em representação da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, expôs, na ação de 28 de março, as potencialidades do Programa de Apoio à Comercialização e Vendas – um incentivo à comercialização e vendas dos produtos e serviços das empresas, e na ação de 29 de abril coube à Dra. Marli Monteiro, Diretora da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, apresentar Planos de Produto e Mercado: incentivo de apoio a empresas com produtos/destinos diferenciadores.

Ficou de se agendar um próximo encontro com todos as empresas participantes em ambas as ações e com outros que manifestarem o seu interesse em participar no sentido de se construir um plano de marketing que se possa integrar dentro de uma Marca Regional, preferencialmente envolvendo Lisboa e Centro de Portugal.

Contactos:
Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres
Praça Dr. Eugénio Dias, n.º 12 | 2590-016 Sobral de Monte Agraço
t. 261 942 296
e. linhasdetorres@rhlt.pt
www.rhlt.pt e www.cilt.pt