Trail Linhas de Torres volta a conciliar Desporto, História e Solidariedade

No passado dia 19 de Fevereiro, realizou-se, no Auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras, a conferência de imprensa de apresentação do Running Challenge “Trail Linhas de Torres – 2025”, um evento solidário cuja receita reverterá para a ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas.

Nas palavras de Ana Umbelino vice-presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres e da Câmara Municipal de Torres Vedras esta prova é valorizada pelas acessibilidades aos Fortes que defenderam Lisboa da 3.ª Invasão Francesa, pelos Centros de Interpretação e percursos que percorrem a primeira linha defensiva da capital e ajudam a contar essa história. A vice-presidente destacou ainda a ligação entre gerações que este evento proporciona, sensibilizando os participantes para o valor patrimonial e cultural da região, não descurando a vertente turística, como parte integrante da experiência, combinando desporto, natureza e história militar.

Também o Desporto Escolar foi envolvido nesta prova, pelo segundo ano consecutivo, proporcionando aos jovens novas aprendizagens em contato com a paisagem natural. Rui Menezes Machado, coordenador do programa, realçou o caráter intergeracional e internacional da competição.

Para Paulo Guerra, da Federação Portuguesa de Atletismo, é preciso continuar a trabalhar no crescimento do trail e na maior resposta ao apoio à modalidade. Segundo Cristina Pinto, da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, este evento tem a capacidade de aproximar a Defesa Nacional e as Forças Armadas da sociedade civil, reforçando essa ligação através do Dia da Defesa Nacional.

As provas decorrem a 22 de março, com as seguintes partidas;

Maratona – 50 km – no Palácio Nacional de Mafra

Corrida Trail – 10 km – em Torres Vedras

Caminhada – 6 km – Tapada Militar de Mafra.

As provas, marcadas para 22 de março, incluem competições nacionais e internacionais, de trail e estrada e contam com a presença de equipas militares da Marinha, Exército, Força Aérea, GNR e PSP, com destaque para o Campeonato Nacional Militar de Trail e o CISM Military Challenge Trail Marathon Championship.

A iniciativa organizada em parceria com o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Rota Histórica das Linhas de Torres e a empresa Xistarca, pretende conciliar o desporto com o turismo e a cultura.

Estima-se a participação de cerca de 500 atletas, incluindo equipas das Forças Armadas e de Segurança, militares internacionais e jovens do Desporto Escolar.

+ informações https://traillinhasdetorres.pt/