Recentemente, o jornal Público publicou o artigo “Uma viagem no tempo: mergulhe nas invasões francesas”, revelando como história e tecnologia se uniram para proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva no período das invasões napoleónicas em Portugal.
Nos municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres, e noutros tanto, os visitantes têm agora a oportunidade de explorar a história de forma inovadora. Nos Centro de Interpretação têm à disposição um um conjunto temático de realidades virtuais que transporta o visitante para vários momentos vividos aquando da ocupação da região pelas tropas napoleónicas.
O desafio estende-se, também, a outros locais, ao ar livre, nomeadamente a alguns Fortes das Linhas de Torres. Aí, com recurso à realidade aumentada, disponível para descarregar no seu telefone em www.itineráriosnapoleónicos.pt ou a partir da sua loja virtual, os visitantes podem interagir com episódios históricos e vivenciar de forma dinâmica vários acontecimentos.
Descubra a história e as estórias e cruze-se com personagens inesperados. Fica aqui um pequeno “aperitivo”
Essas tecnologias não apenas revitalizam a compreensão histórica, mas também oferecem uma nova perspetiva sobre os eventos que moldaram a região e os locais.
Pode ainda consultar o artigo integra do Público aqui https://www.publico.pt/estudiop/conteudo_patrocinado/viagem-tempo-invasoes-francesas