VISITAR PERCURSOS

Entre o Tejo e o Atlântico – uma região natural que não se deixa conquistar
Uma história registada na terra e no tempo

PERCURSO GRANDES DESFILADEIROS

Este é o percurso onde os montes parecem acariciar o céu, onde o sol ilumina os riachos no fundo dos desfiladeiros e dizem, quem por lá passa, que só dali se pode ouvir o cantar das águas.

Inicie a visita no centro de Arruda dos Vinhos, a vila que o primeiro rei português, D. Afonso Henriques, doou à Ordem de Santiago. Do Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Arruda dos Vinhos, parta à descoberta do Forte do Cego e do Forte da Carvalha. Misture-se com a ruralidade dos locais, visite o santuário de Nossa Senhora da Ajuda e siga até à aldeia de Alrota, para descobrir o Reduto da Ajuda Grande. Daí é fácil compreender a relação simbiótica das fortificações com o relevo, tal como a estratégia da sua construção. Os fósseis debaixo dos seus pés, ou nas pedras utilizadas para revestir os Fortes, relembram o longo tempo da Terra.

Continue até à vila de Bucelas e tem à sua espera o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e o Museu do Vinho e da Vinha, a Igreja Matriz, e uma gastronomia rica em vinhos de excelência. Recuperadas as forças, procure o Forte do Arpim, que juntamente com as fortificações da Aguieira asseguravam a defesa dos desfiladeiros, fechando a passagem para a cidade de Lisboa.

O final deste percurso conta com a visita às três estruturas fortificadas no topo da serra da Aguieira. A partir do cruzamento do Mato da Cruz em direção a Alverca do Ribatejo, encontramos primeiramente a Quinta da Portela, e subindo a estrada rural, junto à mesma, chegamos aos Fortes da Aguieira, da Portela Grande e Portela Pequena, que funcionavam em conjunto como uma praça militar isolada. Todo o conjunto é um miradouro com vistas privilegiadas.

mapa grandes desfiladeiros

Centros de Interpretação das Linhas de Torres

CILT de Bucelas

(+351) 211 150 669 / 924 487297

cilt@cm-loures.pt

www.cm-loures.pt

Terça-feira a Domingo | 10h00-13h00 e 14h00-18h00

CILT de Arruda dos Vinhos

(+351) 263 977 035

cultura@cm-arruda.pt

www.cm-arruda.pt

Terça a Sexta-feira | 09h00-12h30 e 14h00-17h30
Sábado a Domingo | 10h00-13h00 e 14h00-18h00
Encerra à 2.ª e feriados

CILT do Forte da Casa

(+351) 926 531 121 | 263 280 350

 museumunicipal@cm-vfxira.pt

www.cm-vfxira.pt/pages/933

Terça-feira a Domingo | 09h30-12h30 e 14h00-17h30
Encerra à 2.ª e feriados

ONDE COMER

ONDE DORMIR

O QUE FAZER

Onde Comer

Deixe-se levar pelos sabores das Linhas e delicie-se com peculiares experiências preparadas com ingredientes locais, acompanhados de uma pitada de pequenas histórias, que recriam paladares da época oitocentista.

Onde Dormir

Porque vai querer ficar, selecione o sitio ideal para revitalizar energias onde a tranquilidade e o bem-estar andam de mãos dadas com a história.

O que ver

Seja qual for o motivo da sua visita aproveite para se envolver com este território e fique a conhecer mais sobre a sua história!

O que fazer

As Linhas de Torres são hoje um motivo para viver, sentir e provar o que este território tem para oferecer. Nas Linhas de Torres pode experimentar de tudo um pouco, da aventura ao desporto, da cultura ao bem-estar, dos vinhos à gastronomia…pense na sua estadia de sonho, em família, a dois ou em grupo. Dedique o tempo ao melhor que a vida tem e venha descobrir o Percurso Grandes Desfiladeiros!