fbpx

Reduto da Ajuda Grande

O Reduto da Ajuda Grande está situado a norte da freguesia de Bucelas, perto da aldeia de Alrota numa plataforma que permite a visualização de uma vasta área. É um excelente local paisagístico e simultaneamente permite uma leitura da estratégia que teve na base da construção deste sistema defensivo.

Esta obra militar de campo inseria-se na 2ª Linha Defensiva e faz parte de um conjunto de fortificações que protegiam o território compreendido entre o Tejo e o Desfiladeiro de Bucelas, atravessado pela estrada de Vila Franca a Alverca e pela via do Sobral ao Tojal, passando por Arranhó e Bucelas.

Este Reduto apresenta uma planta composta, constituída por dois baluartes acoplados, com três acessos. É rodeado por um fosso nalguns pontos escavado na rocha, possui no exterior um través em cotovelo que defende uma das entradas viradas a norte. No seu interior existe um paiol, um total de cinco canhoneiras e dois traveses, um deles também em cotovelo, que reforça a dinâmica defensiva das entradas.

Contactos/informações
CILT de Bucelas
Rua Dom Afonso Henriques 2 e 4 (EN16)
2670-637 Bucelas

Telefone: (+351) 211 150 669/ (+351) 924 487297

Email: cilt@cm-loures.pt

Website: www.cm-loures.pt

Horário: De terça-feira a domingo | das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00