VISITAR PERCURSOS

Entre o Tejo e o Atlântico – uma região natural que não se deixa conquistar
A grande barreira natural do rio Tejo na estratégia de defesa

PERCURSO A DEFESA DO TEJO

Este percurso, que abrange os locais de arranque das 1ª e 2ª Linhas Defensivas, inicia no passeio ribeirinho em Vila Franca de Xira, no sentido da vila de Alhandra, rumo ao Observatório de Paisagem e ao Monumento às Linhas de Torres Vedras, encimada por uma estátua de Hércules e concluído em 1883, e concebido pelo general Joaquim da Costa Cascais. A partir deste local, é possível percorrer alguns caminhos pedestres e desfrutar da vista privilegiada sobre as Lezírias e o rio Tejo. Seguindo o percurso chegamos ao Primeiro Forte de Subserra (114) e a Bateria Nova de Subserra (114a) respetivamente, situados nesta serra que integrava a posição de Alhandra, no arranque da 1ª Linha de Torres Vedras. Deverá por fim seguir no sentido do Forte da Casa, rumo ao Centro Interpretativo das Linhas de Torres, localizado na vila com o mesmo nome, no Forte n.º 38, onde, para além da exposição no seu interior, dedicada aos impactos locais das Invasões Francesas no território, é possível ainda percorrer o interior das estruturas musealizadas da fortificação, postas a descoberto por escavações arqueológicas.

mapa defesa tejo

Centro de Interpretação
das Linhas de Torres no Forte da Casa

Largo do Forte da Casa, 2625 – Forte da Casa

(+351) 926 531 121

museumunicipal@cm-vfxira.pt

www.cm-vfxira.pt/pages/1286

Terça-feira a Domingo | 09h30-12h30 e 14h00-17h30

ONDE COMER

ONDE DORMIR

O QUE FAZER

Onde Comer

Deixe-se levar pelos sabores das Linhas e delicie-se com peculiares experiências preparadas com ingredientes locais, acompanhados de uma pitada de pequenas histórias, que recriam paladares da época oitocentista.

Onde Dormir

Porque vai querer ficar, selecione o sitio ideal para revitalizar energias onde a tranquilidade e o bem-estar andam de mãos dadas com a história.

    O que ver

    Seja qual for o motivo da sua visita aproveite para se envolver com este território e fique a conhecer mais sobre a sua história!

    O que fazer

    As Linhas de Torres são hoje um motivo para viver, sentir e provar o que este território tem para oferecer. Nas Linhas de Torres pode experimentar de tudo um pouco, da aventura ao desporto, da cultura ao bem-estar, dos vinhos à gastronomia…pense na sua estadia de sonho, em família, a dois ou em grupo. Dedique o tempo ao melhor que a vida tem e venha descobrir o Percurso A Defesa do Tejo!