VISITAR PERCURSOS

Entre o Tejo e o Atlântico – uma região natural que não se deixa conquistar
Uma região que naturalmente o vai conquistar!

PERCURSO O NÓ DAS LINHAS

A estratégia das Linhas de Torres Vedras assentou no controlo da rede viária para Lisboa. Os principais itinerários de acesso eram a Estrada Real ribeirinha, a partir de Alhandra, e a Estrada Real que partia de Torres Vedras, com a variante por Montachique e Mafra e que se cruzavam na zona da Malveira e Venda do Pinheiro. A rede de acessos e o acentuado relevo desta região proporcionaram uma das maiores concentrações de Fortes, transformando-a no verdadeiro nó das Linhas.

Inicie este percurso pelo Forte da Feira, fortificação integrada na povoação da Malveira, continue pelo itinerário proposto e terá a oportunidade de conhecer outras obras militares que defendiam este acesso a Lisboa, como o Reduto de Montachique, o Reduto do Mosqueiro, o Reduto e Escarpamento de Ribas. Na povoação de Montachique existiu um posto de abastecimento das tropas anglo-lusas, e no ponto mais alto, um poste de comunicações que articulava com a Serra do Socorro.

O Alto do Mosqueiro, miradouro e janela privilegiada para a paisagem circundante, é uma colina de basalto, testemunho de uma antiga chaminé vulcânica e marco geológico na paisagem estremenha. A vista deslumbrante que daí se aprecia permite observar muitas outras fortificações e compreender a estratégia que esteve na base da edificação deste admirável sistema defensivo. Junto ao Reduto de Ribas, no início da Primavera, um tapete de orquídeas selvagens deslumbra o visitante. Desfrute!

Não deixe de conhecer o Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Bucelas (CILT) onde terá à sua disposição mais informações sobre o contexto histórico das Guerras Peninsulares, bem como sobre as fortificações e muitos outros interesses culturais e turísticos que esta região oferece a todos aqueles que a visitam. Esperamos por si!

mapa no das linhas

Centro de Interpretação
das Linhas de Torres

Rua Dom Afonso Henriques 2 e 4 (EN16) | 2670-637 Bucelas

(+351 211 150 669) / 924 487297

cilt@cm-loures.pt

www.cm-loures.pt

Terça-feira a Domingo | 10h00-13h00 e 14h00-18h00

ONDE COMER

ONDE DORMIR

O QUE FAZER

Onde Comer

Deixe-se levar pelos sabores das Linhas e delicie-se com peculiares experiências preparadas com ingredientes locais, acompanhados de uma pitada de pequenas histórias, que recriam paladares da época oitocentista.

Onde Dormir

Porque vai querer ficar, selecione o sitio ideal para revitalizar energias onde a tranquilidade e o bem-estar andam de mãos dadas com a história.

O que ver

Seja qual for o motivo da sua visita aproveite para se envolver com este território e fique a conhecer mais sobre a sua história!

O que fazer

As Linhas de Torres são hoje um motivo para viver, sentir e provar o que este território tem para oferecer. Nas Linhas de Torres pode experimentar de tudo um pouco, da aventura ao desporto, da cultura ao bem-estar, dos vinhos à gastronomia…pense na sua estadia de sonho, em família, a dois ou em grupo. Dedique o tempo ao melhor que a vida tem e venha descobrir o Percurso Nó das Linhas!