VISITAR PERCURSOS

Entre o Tejo e o Atlântico – uma região natural que não se deixa conquistar
O posto de comando das tropas aliadas é apenas o ponto de partida

PERCURSO WELLINGTON

No coração das Linhas de Torres Vedras, percorra os locais mais emblemáticos da presença de Sir Arthur Wellesley, conhecido na história como duque de Wellington.

Da Quinta dos Freixos, onde o comandante das tropas aliadas estabeleceu o seu Quartel-General ao Grande Reduto do Alqueidão, que serviu de posto de comando destas linhas de defesa de Lisboa, passando pela serra do Socorro, ou ninho da águia, numa alusão ao tempo que Wellington ali passou, por aí se situar a estação central de comunicações telegráficas, todo o percurso é uma descoberta.

Partindo do Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Sobral de Monte Agraço, abrem-se estradas e trilhos, outrora protegidos pelo grande entrincheiramento do Alqueidão e pelos Fortes da Enxara, que revelam sítios surpreendentes. Fortes, os quartéis-generais de Wellington, de William Beresford e de Spencer, igrejas e capelas, a calçada, ou escadinha, do duque e vários troços de estradas militares, que asseguraram as movimentações das tropas, a circulação de mantimentos e de artilharia e o transporte de feridos, são apenas alguns exemplos do que pode ver e sentir, envolvido por uma paisagem relaxante e arrebatadora.

img circuito wellington

Centro de Interpretação
das Linhas de Torres (CILT)

Praça Dr. Eugénio Dias, n.º 12 | 2590-016 Sobral de Monte Agraço

(+351) 261 942 296

cilt@cm-sobral.pt

www.cilt.pt

Terça-feira a Domingo | 10h00-13h00 e 14h00-18h00

ONDE COMER

ONDE DORMIR

O QUE FAZER

Onde Comer

Deixe-se levar pelos sabores das Linhas e delicie-se com peculiares experiências preparadas com ingredientes locais, acompanhados de uma pitada de pequenas histórias, que recriam paladares da época oitocentista.

Onde Dormir

Porque vai querer ficar, selecione o sitio ideal para revitalizar energias onde a tranquilidade e o bem-estar andam de mãos dadas com a história.

O que ver

Seja qual for o motivo da sua visita aproveite para se envolver com este território e fique a conhecer mais sobre a sua história!

O que fazer

As Linhas de Torres são hoje um motivo para viver, sentir e provar o que este território tem para oferecer. Nas Linhas de Torres pode experimentar de tudo um pouco, da aventura ao desporto, da cultura ao bem-estar, dos vinhos à gastronomia…pense na sua estadia de sonho, em família, a dois ou em grupo. Dedique o tempo ao melhor que a vida tem e venha descobrir o Percurso Wellington!